sexta-feira, 25 de junho de 2010

Deslumbrando Pela Eficiência, Lá Vai A Holanda

A Holanda novamente não teve o encanto com o qual acostumou a brindar os fãs do futebol arte. Mas tem motivos para comemorar: foi ao estádio na Cidade do Cabo já classificada enfrentar a já eliminada seleção camaronesa e conquistou sua terceira vitória, juntando-se à Argentina no seletíssimo grupo de seleções com 100% de aproveitamento. Outro aspecto importante - mais até que o resultado de 2a1 - foi o retorno de Arjen Robben: o talentoso ponta canhoto entrou no segundo tempo e participou diretamente do gol da vitória, sem sentir qualquer incômodo (uma lesão na coxa o tirou de ação para as duas primeiras partidas). Com a 1ª colocação confirmada, a seleção holandesa enfrentará a Eslováquia nas oitavas-de-finais, em partida que promete ser muito interessante. Camarões despede-se da África do Sul com os dois gols de Samuel Eto'o na bagagem, mas nenhum ponto ganho.

O jogo

Bert van Mawijk levou para campo apenas uma novidade: na lateral direita, Gregory van der Wiel deu lugar para Khalid Boulahrouz.

Aos 4 minutos, Aurélien Bayard Chedjou Fongang recebeu, cortou John Gijsbert Alan Heitinga e chutou para defesa de Maarten Stekelenburg. A Holanda respondeu no mesmo minuto: Robin van Persie, caindo, ajeitou para Rafael Ferdinand van der Vaart chutar à direita.

Na marca de 10 minutos, Benoît Assou-Ekotto cruzou e Jean Makoun desviou sem direção. Aos 18', Giovanni van Bronckhorst deu lançamento caprichado para van Persie, que dominou no peito e chutou para defesa segura de Souleymanou Hamidou. 5 minutos depois, van Bronckhorst centralizou a jogada com Dirk Kuyt, que passou para Wesley Sneijder: o camisa 10 cortou a marcação mas chutou bloqueado. Aos 25', Rafael van der Vaart cobrou falta a 24 metros da linha-de-fundo chutando firme no centro do gol - mais firme ainda foi Souleymanou, que nem deu rebote. Com 30 minutos, Gérémi Sorele N'Djitap Fotso cruzou da direita, Stekelenburg saiu sem conseguir chegar na bola e Makoun cabeceou por cima. No minuto seguinte, a Holanda encantadora deu o ar da graça: Sneijder carregou, driblou, abriu com Boulahrouz na direita e este passou para Kuyt, que chutou cruzado, perto da trave direita.

Estava dado o prenúncio do gol que sairia aos 35 minutos. Bola para van Persie, que tabelou com van der Vaart e, antes de receber de volta, contou com o corta-luz de um Kuyt em impedimento passivo para pegar a Jabulani e chutar rasteiro, entre as pernas de Souleymanou.

2 minutos depois, Camarões chegou ao ataque, a bola parecia viva na área holandesa, Gaëtan Bong Songo chutou e Heitinga fez o bloqueio. Aos 40', Gérémi cruza, Heitinga não corta, Eto'o amortece no peito mas perde o domínio e Stekelenburg recolhe.

Na volta para a segunda etapa, as mesmas formações foram mantidas em ambas as equipes. Aos 5 minutos, bola esticada para van Persie, que entra na área e chuta para defesa de Souleymanou. Aos 9', Sneijder cobra falta direto, a bola quica mas não impede Souleymanou de encaixá-la.

Paul Le Guen trocou, aos 10 minutos, Bong por Vincent Paté Aboubakar. 3 minutos depois, a primeira substituição de van Marwijk: van Persie por Klaas-Jan Huntelaar.

A Holanda não se incomodava em deixar Camarões jogar e também não se esforçava em partir para o ataque. Eis que aos 18 minutos, Gérémi cobra falta direto pro gol, van der Vaart leva o braço até a bola e o árbitro chileno Pablo Antonio Pozo marca penalidade máxima. Stekelenburg até acertou o canto e saltou bem, mas Eto'o mandou no canto direito em zona praticamente indefensável, empatando a partida.

Com 20 minutos, Kuyt deu lugar a Eljero Elia. Nos três minutos seguintes, a Holanda chegou por duas vezes. Aos 21', van der Vaart cobrou falta para a área e Nigel De Jong completou à esquerda do gol. Aos 23', van der Vaart decidiu chutar direto e a bola chegou fraca, facilitando a defesa de Souleymanou.

Camarões e Holanda realizaram as últimas trocas de jogadores que tinham direito. Aos 26', Jean-Eric Maxim Choupo-Moting deu lugar para Mohammadou Idrissou. Aos 28', o experiente defensor Rigobert Song Bahanag foi mandado a campo no lugar de Nicolas Alexis Julio N'Koulou N'Doubena. E, entre uma e outra, o tão aguardado momento: aos 27 minutos e 40 segundos, Robben entrou em campo para substituir van der Vaart.

1 minuto e 4 segundos depois, Robben tocava na bola pela primeira vez na Copa do Mundo 2010.

Aos 35', Sneijder cobra falta fechado, Huntelaar desvia pelo meio mandando à direita.

37 minutos do segundo tempo. No 10º minuto de Arjen Robben no campo de jogo, o camisa 11 recebe pelo lado direito um lançamento de Sneijder. Ele conduz para o centro, carrega a marcação de Song consigo, dribla o camisa 4 camaronês e manda um chute cruzado na trave direita - Huntelaar pega o rebote de primeira e faz 2a1 para a Holanda.

A presença da fera em campo parece ter contagiado a seleção laranja no gramado. Aos 43', Robben dá um passe, Ekotto corta parcialmente, Huntelaar chega na bola e cai com Stéphane M'Bia Etoundi - Pablo Pazo manda seguir. Aos 45', Elia avança pela esquerda, chega na linha-de-fundo e cruza, mas Song recolhe para Camarões.

Fim de papo. Pela primeira vez na história das Copas, a Holanda termina a fase de grupos com 100% de aproveitamento. E, com a volta de Robben, podemos perguntar: será que agora vai? Que a resposta venha dia 11 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário