quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sem Encantar, Alemanha Vence E Cruza Com Ingleses

O ótimo futebol apresentado pelos comandados de Joachim Löw nas duas primeiras rodadas - quanto venceram a Austrália por 4a0 e perderam para a Sérvia por 1a0 - não foi visto na partida diante da seleção de Gana, mas a Alemanha fez o suficiente para vencer o jogo por 1a0 e garantir o 1º lugar no grupo. Gana, aliviada com o apito final da partida entre Austrália e Sérvia - mais um gol sérvio tiraria os africanos da zona de classificação -, terminou em segundo lugar na chave e enfrentará os Estados Unidos. Tudo indica que a seleção ganesa será a única representante africana nas oitavas-de-finais da Copa do Mundo 2010: África do Sul, Nigéria e Argélia estão eliminadas, Camarões não tem mais chances de classificação e somente um feito incrível daria a 2ª colocação no grupo G para a Costa do Marfim.

Seguindo o exemplo do grupo C, o desfecho dessa chave também foi emocionante: no jogo vencido pelos australianos por 2a1, a Sérvia tentou, tentou, tentou e ficou muito perto de alcançar o empate que a classificava - a arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda ignorou um pênalti a favor dos sérvios nos instantes finais da partida.

O jogo

A suspensão de Miroslav Klose e o fraco futebol de Holger Badstuber justificaram duas mudanças na seleção alemã, com Löw promovendo as entradas de Jérôme Boateng na lateral esquerda e do atacante brasileiro Claudemir Jerônimo Barreto, o Cacau. Logo com 2 minutos, o jogador natural de Santo André teve uma chance, quando recebeu passe de Thomas Müller, avançou pela direita e chutou para defesa de Richard Kingson. Aos 4 minutos, Müller cruzou rasteiro da direita, mas muito fechado - Kingson recolheu. No minuto seguinte, Gana chegou pela primeira vez: Kevin-Prince Boateng, irmão do camisa 20 alemão, passou a bola para Asamoah Gyan, que adiantou demais no domínio e permitiu que o goleiro Manuel Neuer chegasse para defender.

Aos 9 minutos, Mesut Özil toca na passagem de Lukas Podolski, que cruza rasteiro: Jonathan Mensah acaba desviando contra o patrimônio e Kingson realiza difícil defesa. 4 minutos depois, boa trama ganesa: Kwadwo Asamoah passa para André Ayew Pelé que, perto da linha-de-fundo, rola atrás para Gyan, mas Bastian Schweinsteiger chega a tempo de fazer lindo desarme e impedir o chute do artilheiro de Gana.

No estádio Mbombela, a Sérvia buscava o primeiro gol: com 13 minutos, Milos Krasic avançava pela direita, tirava de Mark Schwarzer com um drible para o lado, mas chutava para fora.

Aos 15', no estádio Soccer City, Gana chega novamente: Asamoah avança pela esquerda, cruza à meia-altura para Gyan e o zagueiro Arne Friedrich tira as duas pernas do chão, interceptando bonito, quase acrobaticamente.

A Sérvia tinha nova grande chance no outro jogo aos 22 minutos: o lateral Branislav Ivanovic recebeu na área australiana, se livrou da marcação e ficou cara-a-cara com Schwarzer. O camisa 6 chutou cruzado e com força, mas parou em brilhante intervenção do goleiro, que defendeu com o braço direito. O 0a0 em ambos os jogos classificava Gana em primeiro e Alemanha em segundo.

De volta ao Soccer City, aos 24 minutos Cacau passou para Özil avançar em liberdade, mas Kingson saiu bem e defendeu melhor ainda, evitando o gol do camisa 8 com os pés. No minuto seguinte, Gana respondeu e quase abriu o placar: escanteio pelo lado direito, Gyan subiu no primeiro pau e cabeceou cruzado - a bola passou pelo goleiro Neuer e foi salva pelo lateral Philipp Lahm, com o peito, na altura da trave direita. Aos 27', Ayew tem a bola pela direita e cruza fechado demais, com Neuer recolhendo. Na marca de 29 minutos, Müller passou para Sami Khedira, que serviu Cacau de primeira - o camisa 19 chutou cruzado no canto esquerdo para nova defesa de Kingson. 2 minutos depois, nova resposta de Gana: Ayew ginga e dribla Boateng, faz o cruzamento na área e Prince cabeceia se antecipando à marcação, mandando à direita do gol.

A rede balançava aos 37 minutos no estádio Mbombela, mas a anulação do gol sérvio foi acertada: após jogada individual de Milan Jovanovic, Krasic finalizou em posição de impedimento.

No Soccer City, o jogo diminuiu de ritmo nos minutos que antecediam o intervalo, se limitando a um lance em que Prince encarou a marcação de seu irmão alemão e cruzou na área, aos 45 minutos, mas o cabeceio ganês saiu por cima. Carlos Eugênio Simon conduzia a partida sem erros, aplicando dois cartões amarelos (Ayew aos 39' e Müller aos 42') e ambas as equipes jogavam de forma que não gerasse estresse na arbitragem quanto ao aspecto disciplinar.

Na volta para a segunda etapa, as equipes mantiveram a mesma formação e foram reimprimindo o ritmo que as proporcionou diversas chances de gol até então. Aos 40 segundos, Khedira rolou atrás e Podolski tentou de muito longe, isolando. Com 5 minutos, Asamoah ficou cara-a-cara com Neuer, que conseguiu espalmar.

No outro jogo, a Sérvia seguia tentando o gol que naquela altura lhe daria uma vaga: aos 6 minutos, Nikola Zigic recebeu pelo lado esquerdo da área, dominou, ajeitou e chutou por cima.

O placar de 0a0 estava pedindo para ser alterado nos dois estádios. E, aos 14 minutos, Özil atendeu: Müller tem a bola na direita e rola para Özil no centro. O camisa 8, de apenas 21 anos, recebeu a redonda, olhou para o gol, ajeitou com carinho e, próximo da meia-lua, mandou um chute que levou a Jabulani para o canto direito de Kingson, infeliz no golpe-de-vista. Naquele momento, Alemanha e Gana trocavam de posição na chave.

No minuto seguinte, Ayew cruzou da esquerda, Prince Tagoe cabeceou para baixo e Boateng cortou com o tornozelo direito, afastando o perigo. Aos 18', o sérvio Milovan Rajevac mexia pela primeira vez na equipe de Gana, trocando Tagoe por Sulley Ali Muntari.

No estádio Mbombela, Mark Bresciano chutou de perto da meia-lua e viu Vladimir Stojkovic rebater, aos 18 minutos. Para os australianos, a missão naquele momento era não somente sair do 0a0, como conseguir recuperar o saldo de gols - precisavam marcar pelo menos 4 vezes.

De volta ao Soccer City, onde Gana teve boa chance aos 20 minutos: Gyan recebeu na área, passou de calcanhar, Ayew chutou forte e Lahm tirou de carrinho. No minuto seguinte, primeira substituição pelo lado alemão: Piotr Trochowski no lugar de Müller.

Aos 23 minutos, foi a vez do estádio Mbombela ter seu pedido de gol atendido. Após lançamento da direita, Timothy Cahill cabeceou no canto direito para superar Stojkovic e surpreender os sérvios, fazendo 1a0 para a Austrália. Os "Socceroos" iam atrás de mais 3 gols.

Também aos 23', Cacau chutava de fora da área, pelo lado esquerdo, e Kingson espalmava para a frente. Com 27 minutos, a 2ª substituição alemã: Boateng por Marcell Jansen.

Enquanto isso, na marca de 28 minutos no estádio Mbombela, os australianos chegavam ao segundo gol: Brett Trevor Holman - que entrara na segunda etapa - avançou pelo meio com a Jabulani e chutou de fora, no canto direito. Com o 2a0, a Austrália ficava a 2 gols de uma outrora inacessível segunda vaga.

Aos 33', Gana tentou empatar em chute de fora da área, mas Neuer encaixou o remate de Anthony Annan. 2 minutos depois, uma troca para cada lado: Schweinsteiger por Toni Kroos e Gyan por Matthew Amoah.

A partida teve seqüência com ambas as equipes levantando o pé do acelerador e cadenciando o jogo. É bem capaz que isso tenha ocorrido devido ao desgaste físico - Özil era um que se arrastava pelo gramado - mas aparentemente o fato preponderante para a diminuição no ritmo do jogo era o temor por um eventual gol adversário. A Alemanha, cedendo o empate, perdia a liderança mas permanecia na zona de classificação. Já Gana, em caso de um segundo gol sofrido, ficaria a um gol australiano de poder dar adeus ao Mundial. Alguns poderiam até supôr que Gana não faria muita questão de conseguir um gol a fim de evitar cruzar com a Inglaterra, já confirmada como segunda colocada no grupo C.

E acontecia exatamente o oposto no estádio Mbombela: a partida ficava em ritmo frenético, com ambas as seleções buscando os gols que lhe interessavam. O medo da eliminação era absolutamente insignificante perto da esperança de seguir vivo na Copa, e lá iam sérvios e australianos ao ataque. Aos 38 minutos, Marko Pantelic - que entrara no lugar de Zigic - pegou rebote de Schwarzer e fez o primeiro gol sérvio. Com o placar de 2a1 combinado ao 1a0 na partida entre alemães e ganeses, a Sérvia passava a precisar de um único gol para chegar ao 2º lugar no grupo D. No minuto seguinte, lançamento para Pantelic. O camisa 9 voltou a balançar a rede, mas o impedimento foi flagrado e o gol corretamente anulado. Aos 41', a Austrália chegou ao ataque em lançamento para Joshua Blake Kennedy, que cortou a marcação e chutou perto da trave direita. Emoção pouca é bobagem! Aos 45 minutos, o lance-capital do confronto e da definição do grupo D: bola levantada na área australiana e Tim Cahill põe o braço na Jabulani - Jorge Luis Larrionda mandou o jogo seguir. A conversão do pênalti daria o gol que faltava para a Sérvia. Mas o jogo seguiu. E, com ele, a eliminação de sérvios e australianos. E olha que os sérvios ainda tentaram mais uma vez, aos 46', quando Jovanovic passou para Pantelic, que chutou por cima e foi novamente flagrado em impedimento. A mão de Cahill, porém, ninguém flagrou...
Cahill comemora o 1º gol do jogo: o experiente jogador de meio-campo foi expulso na estréia e colocou o braço na bola aos 45 minutos do segundo tempo, em lance que poderia dar a vaga para a Sérvia.

No Soccer City, mais uma substituição pelo lado de Gana, saindo Ayew para a entrada de Dominic Adiyiah. Quando Simon apitou o encerramento do jogo e chegou a informação de que Larrionda também encerrara a outra partida, Gana pôde respirar aliviada e celebrar a classificação. De quebra, escapou da Inglaterra.
Jogadores vibram com a confirmação da vaga: Gana pode ser o único africano a se classificar, nessa que é sua segunda presença consecutiva na fase de oitavas-de-finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário