quarta-feira, 16 de junho de 2010

Diego Forlán E Erro De Arbitragem Selam Goleada Uruguaia

Na abertura da 2ª rodada da primeira fase da Copa do Mundo 2010, o Uruguai dominou as ações em Pretória, venceu os anfitriões por 3a0 e deu passo largo em direção a uma classificação. Diego Forlán, com 2 gols marcados e participação direta no 3º gol, foi o destaque da partida e tornou-se o artilheiro isolado da competição. Forlán atuou um pouco mais recuado em relação aos outros dois atacantes - Luis Suárez (que também teve grande atuação) e Edison Cavani -, desempenhando com eficiência a função de camisa 10 da Celeste. A África do Sul expôs suas próprias limitações técnicas e, carente da mesma empolgação que apresentou na estréia, acabou sendo presa fácil para o adversário. Porém, não devemos omitir um fato determinante no resultado da partida: aos 31 minutos do segundo tempo, quando a partida estava em 1a0, Luis Suárez recebeu bola cara-a-cara com Itumeleng Khune, deu um drible curto no goleiro sul-africano e foi derrubado: Massimo Busacca assinalou pênalti e expulsou o camisa 16. Na cobrança, Forlán mandou no quadrante 2 e ampliou a vantagem diante de um adversário com 10 jogadores em campo. Detalhe: nada disso deveria ter sido validado, pois a posição de Suárez no lance capital era de impedimento.

Era pouco provável que os comandados de Carlos Alberto Parreira conseguissem buscar o empate, mas é inegável que o placar de 3a0 teve influência determinante desse lance irregular.

O jogo

Tanto no primeiro quanto no segundo tempo, o Uruguai mostrava maior organização tática e capacidade técnica para criar situações de gol. A formação de Oscar Tabárez, com 3 atacantes escalados de início e Forlán mais recuado em relação aos outros dois, deu efeito positivo e o camisa 10 uruguaio conseguia criar boas jogadas e aparecer na frente para finalizar. A incessante movimentação de Suárez e o constante apoio de Jorge Fucile facilitaram a vida da fera. A África do Sul, por sua vez, somente tinha chances de gol em chutes de longa distância. Mas o aniversariante Fernando Muslera, 24 anos, esteve sempre demonstrando segurança para realizar as defesas quando era exigido.

O primeiro gol do jogo saiu aos 24 minutos: Forlán chutou de fora da área (foto), a bola desviou em Aaron Mokoena e teve trajetória fatal para Khune, subindo e caindo repentinamente, beliscando o travessão antes de ir dormir no gol sul-africano.

O segundo foi exatamente no lance que teve origem no impedimento não marcado e que desencadeou no pênalti convertido por Forlán e na expulsão de Khune.

Com a África do Sul entregue dentro e fora do gramado - alguns torcedores silenciaram suas vuvuzelas e outros retiravam-se das arquibancadas sem mesmo aguardar o apito final - o terceiro gol uruguaio saiu naturalmente: Diego Forlán deu linda inversão de jogo para Suárez, que cruzou no capricho para Maximiliano Pereira direcionar a Jabulani para o gol vazio, pois o goleiro Moeneeb Josephs já estava vencido no lance, aos 49 minutos.

O Uruguai garante vaga nas oitavas com empate diante dos mexicanos. A África do Sul mantém as esperanças, mas além da necessidade de vencer a França, talvez dependa de resultados alheios - a primeira eliminação de um país-sede na fase de grupos é iminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário