sábado, 12 de junho de 2010

Lance Infeliz De Goleiro Decide A Sorte Inglesa

A Inglaterra teve maior volume de jogo, atacou os Estados Unidos, mas não conseguiu mais do que um empate em sua estréia na Copa do Mundo 2010.

Com 4 minutos de jogo, Emile Heskey deu grande bola para Steven Gerrard, que finalizou de forma primorosa para tirar a bola do goleiro Tim Howard e inaugurar o marcador no estádio Royal Bafokeng.

A primeira chegada estadunidense deu-se aos 10, quando Clint Dempsey cabeceou para defesa de Robert Green. 8 minutos depois, voltaram a levar perigo novamente no jogo aéreo: Landon Donovam cobrou falta levantando a bola na área e Josmer Altidore raspou a cabeça na bola, mandando-a para fora.

Fabio Capello decidiu dar maior agilidade ao setor esquerdo e trocou, com 30 minutos de jogo, James Milner por Shaun Wright-Phillips. Mas eram os Estados Unidos quem seguiam melhor: aos 38', Donovan fintou para a direita e chutou cruzado, perto da trave direita inglesa. No minuto seguinte, novo chute de fora da área. A bola não foi muito forte, se direcionou para o meio do gol, mas Green acabou aceitando e deu à Jabulani o caminho da rede, para festa de Clint Dempsey.

A Inglaterra quase desempatou um minuto depois, em jogada individual de Glen Johnson, defendida por Tim Howard.

No intervalo, a segunda mudança no English Team: Ledley King deu lugar a Jamie Carragher.

Com 3 minutos, Aaron Lennon foi à linha-de-fundo, rolou para trás mas não encontrou ninguém para finalizar a jogada. Aos 6', contra-ataque que deixou Heskey cara a cara com Howard, mas o centroavante chutou em cima do goleiro, que teve o mérito de não dar rebote.

Na marca de 17 minutos, Frank Lampard decidiu bater de fora da área, mas Howard novamente apareceu bem, mandando para escanteio. 2 minutos mais tarde, a única grande chance dos EUA no segundo tempo: Altidore carregou pela esquerda, se livrou de Carragher na base do corpo e da velocidade e chutou firme, com o goleiro Green rebatendo a bola na trave direita e se redimindo da falha no primeiro tempo.

Aos 29', Wayne Rooney - que apareceu pouco no jogo - tentou de fora da área e a bola passou próxima à trave esquerda. No minuto seguinte, Rooney abriu para Wright-Phillips, que chutou de primeira, mas em cima de Howard. A pressão inglesa era intensa naquela altura, e um minuto depois Steven Gerrard colocou a redonda na área para Heskey cabecear por cima.

Capello passou a crer que o melhor caminho para o desempate era pelo jogo aéreo e trocou Heskey pelo grandalhão Peter Crouch. Porém, a Inglaterra pouco conseguiu criar nos minutos finais e a partida terminou no 1a1.

Carlos Eugênio Simon tornou-se o primeiro árbitro brasileiro a apitar jogos em 3 Mundiais distintos e teve atuação discreta, controlando a partida no aspecto disciplinar e aplicando 3 cartões amarelos para cada equipe (dois deles poderiam, inclusive, ter sido de outra cor).

Amanhã, Argélia e Eslovênia realizam o jogo que completa a primeira rodada pelo Grupo C.

Pitacos

Argélia e Eslovênia. Nos 3 últimos amistosos antes da Copa, a Argélia tomou duas sapecadas de 3a0 (para Sérvia, em março, e para a Irlanda, mês passado) e venceu os Emirados Árabes Unidos por 1a0. É uma equipe que chegou no Mundial por intermédio de um jogo-extra (vitória por 1a0 sobre o Egito no Sudão) e, quando reencontrou esse mesmo Egito na Copa Africana de Nações, acabou eliminada com um sonoro 4a0. Do lado esloveno, diz-se que a equipe valoriza um jogo defensivo. Nos dois últimos amistosos, vitórias sobre o Catar (4a1) e Nova Zelândia (3a1). Pelo meu desconhecimento dessas seleções e crença de que nem uma nem outra irá seguir para as oitavas-de-finais, vou palpitar um empatezinho.

Sérvia e Gana. A Sérvia chega pela primeira vez à Copa como uma nação independente. Nos últimos 5 amistosos, muitos altos e baixos: goleadas por 3a0 sobre Argélia e Japão, derrota por 1a0 para Nova Zelândia, empate sem gol com a Polônia, e vitória por 4a3 sobre Camarões. A defesa conta com jogadores como Ivanovic e Vidic, sendo certamente o ponto mais forte do time. Gana, por sua vez, chega ao Mundial com o duro golpe de ter de conviver sem seu principal jogador, o meio-campo Michael Essien. Não faço idéia de como a equipe irá lidar com isso, mas o fato é que, sem ele, o time perde muito. Por essas e outras, pitaqueio uma vitória da Sérvia.

Alemanha e Austrália. Os alemães apostam na camisa. Dentro de campo, um time limitado e que fica enfraquecido com a ausência de Michael Ballack. O adversário de estréia parece na medida certa para que os tri-campeões mundiais saiam de campo com uma vitória, embora não se deva esperar facilidades nesse duelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário