segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sob Chuva, Portugal Dá Um Banho E Lava A Alma

Quem desligou o televisor no intervalo de partida e re-ligou o aparelho após o apito final deve ter demorado pra acreditar no placar. Após um primeiro tempo equilibrado, com a Coréia do Norte incomodando em diversas ocasiões, a seleção portuguesa deslanchou na segunda etapa e, comandada por um Cristiano Ronaldo que trocou as firulas pela objetividade, aplicou um histórico 7a0, na maior goleada de Copas do Mundo desde 1974 (quando em 19 de junho a Polônia pintou o sete pra cima do Haiti).

Com esse resultado recorde na história portuguesa em Copas, a situação dos comandados de Carlos Queiroz passou a ser confortável: termina em 1º em caso de vitória, em 2º em caso de empate e, em caso de derrota para o Brasil, apenas não se classifica se a seleção da Costa do Marfim tirar uma diferença de saldo que hoje é de nove gols. Foi a primeira vez que a Coréia do Norte transmitiu uma partida ao vivo para seus habitantes. Os norte-coreanos tornaram-se a segunda seleção sem chances de classificação.

O jogo

Carlos Queiroz levou para campo uma equipe modificada em relação ao empate sem gols na estréia diante dos marfinenses. Na lateral direita, Paulo Renato Rebocho Ferreira deu lugar a Luís Miguel Brito Garcia Monteiro; para dar maior consistência na ligação do meio com o ataque, o técnico trocou Daniel Miguel Alves Gomes, o Danny, por Simão Pedro Fonseca Sabrosa; no ataque, Liédson da Silva Muniz foi para a reserva de Hugo Miguel Pereira de Almeida.

Aos 2 minutos, Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro recebeu na intermediária, avançou e chutou: a bola desviou na marcação norte-coreana e o goleiro Ri Myong-Guk defendeu. Com 4 minutos, Fábio Alexandre da Silva Coentrão cruzou da esquerda, a defesa rebateu e Ricardo Alberto Silveira de Carvalho completou mandando muito longe do gol. Na marca de 6 minutos, escanteio cobrado pela direita, Myong-Guk erra completamente o tempo da bola e Ricardo Carvalho cabeceia na trave direita.

A chuva que caía no campo do estádio Green Point, na Cidade do Cabo, deixava o gramado molhado e diversos jogadores escorregavam, errando domínios de bola e perdendo o equilíbrio quando avançavam em velocidade. O carrinho era um recurso de combate que se apresentava quase que naturalmente, com ambos os elencos fazendo uso dessa jogada, com lealdade.

Aos 10 minutos, Cha Jong-Hyok recebeu passe rasteiro e chutou de primeira, à esquerda do gol, assustando o goleiro Eduardo dos Reis Carvalho. Com 14 minutos, Jong Tae-Se quase alcançou enfiada de bola, mas Eduardo mostrou-se atento e recolheu. Na marca de 17 minutos, Tae-Se mandou bom passe para Hong Yong-Jo que pelo lado direito e nas proximidades da grande área deu chute cruzado: Eduardo espalmou e a Coréia quase abriu o placar no rebote, com o cabeceio frontal saindo por cima do travessão.

Aos 20', mais Coréia do Norte: An Yong-Hak recebe e, mesmo com a marcação de Pedro Miguel da Silva Mendes, solta um chute cruzado e a bola passa perto da trave direita. Portugal respondeu aos 22 minutos, mas Jong-Hyok cortou o cruzamento vindo da direita antes que a bola pudesse chegar em Hugo Almeida. A Coréia teve nova oportunidade no minuto seguinte, com o chute passando perto da meta. Porém, quem chegou ao gol foi a seleção portuguesa: aos 28 minutos, José Trindade Raul Meireles recebeu passe preciso de Tiago Cardoso Mendes e chutou rasteiro, por baixo do goleiro Myong-Guk. Estava iniciada a contagem, mas a porteira somente seria aberta na segunda etapa.

Antes do apito de intervalo, mais uma chance de gol norte-coreana e duas portuguesas. Na primeira, aos 38', cobrança de falta e um chute forte de Yong-Jo levou a bola ao rosto de Ricardo Carvalho, derrubando o zagueiro português. Aos 41', Cristiano Ronaldo carregou pela esquerda e chutou cruzado, para fora. 2 minutos depois, Fábio Coentrão foi à linha-de-fundo, cruzou, Hugo Almeida tentou marcar de letra mas apenas conseguiu resvalar na bola.

Ambos os times voltaram para o segundo tempo mantendo uma postura ofensiva. Com 50 segundos de bola rolando, Cristiano Ronaldo passou para Hugo Almeida, que chutou alto e o goleiro Myong-Guk espalmou para escanteio. A resposta norte-coreana veio depressa: Yong-Jo recebeu, limpou a jogada, mas acabou chutando fraco, facilitando a defesa do goleiro Eduardo. Aos 4 minutos, Tae-Se recebeu a bola a dois passos da área e foi derrubado por Ricardo Carvalho: na cobrança, Ri Kwang-Chon rolou para Tae-Se, que chutou, viu a bola desviar na barreira e ser defendida por Eduardo.

Com 6 minutos, Miguel girou sobra a bola e acabou acertando o tornozelo de Tae-Se com a sola da chuteira, em lance que pareceu involuntário. Felizmente, nada de mais sério com o camisa 9. No minuto seguinte, Fábio Coentrão recebe bola de Cristiano Ronaldo, centraliza a jogada e Hugo Almeida aparece para completar, mas sem conseguir mandar na direção do gol.

Na marca de 8 minutos, Portugal chegou ao 2º gol, iniciando uma lavada (além daquela que caía das nuvens): lançamento da direita, Cristiano Ronaldo tabela bonito com Hugo Almeida e passa na medida para Simão Sabrosa chutar rasteiro para o fundo da rede.

2 minutos depois, Fábio Coentrão recebeu na esquerda, arrancou em velocidade, viu Hugo Almeida fechando pelo meio da área e cruzou na medida para o camisa 18 cabecear no contrapé de Myong-Guk, marcando o 3º.

Aos 12', Kim Jong-Hun promoveu duas substituições simultâneas: saíram Pak Nam-Chol e Mun In-Guk para entrarem Kim Kum-Il e Kim Yong-Jun.

2 minutos depois, lá vinha Portugal para o 4º gol: Cristiano levou a bola pela esquerda, Hugo Almeida se apresentou pelo meio da área, mas o camisa 7 preferiu dar passe pra trás, na direção de Tiago, que chutou de primeira, no canto esquerdo, sem chance de defesa.

Aos 18 minutos, Cristiano Ronaldo se apresentou pelo lado direito, recebeu de Hugo Almeida e cruzou rasteiro para Raul Meireles completar à direita do gol. No minuto seguinte, Kim Yong-Jun tentou de fora da área, mas o chute saiu por cima.

Com 22', Coentrão passou para Cristiano, recebeu de volta e quase ampliou de cavadinha. Nova resposta norte-coreana no minuto seguinte: Jong-Hyok cruza da direita mas Tae-Se cabeceia longe, à esquerda.

Na marca de 24 minutos, primeira substituição na seleção lusitana: Raul Meireles por Miguel Luís Pinto Veloso. Aos 25', Cristiano Ronaldo carregou a bola e, de fora da área, acertou o travessão. Com 26', Miguel Veloso passou para Cristiano tentar novamente - dessa vez o goleiro Myong-Guk defendeu em dois tempos. Na marca de 27 minutos, os norte-coreanos chegaram com Tae-Se, que recebeu à direita da área e mandou um chute na rede pelo lado externo.

Aos 28 minutos, a segunda troca portuguesa: Sérgio Paulo Barbosa Valente, o Duda, no lugar de Simão. Um minuto depois, a última mexida pelo lado norte-coreano: o participativo lateral Jong-Hyok, que deixava uma avenida para Coentrão circular em velocidade, deu lugar para Nam Song-Chol. Com 31', Carlos Queiroz realizou a última substituição da partida e trocou o homem de referência no ataque: Hugo Almeida por Liédson.

O brasileiro naturalizado português precisou de quatro minutos para fazer o dele: Duda passou rasteiro a partir do lado esquerdo, Kwang-Chon se atrapalhou sozinho e não conseguiu afastar - Liédson aproveitou e chutou para dentro.

Aos 41', Duda arriscou de fora da área e mandou por cima do gol. No minuto seguinte, Liédson fez jogada individual e a bola sobrou para Cristiano Ronaldo. Estava faltando o dele e os deuses do futebol deram uma ajudinha: após dividida com o goleiro, a bola praticamente parou em suas costas e depois caiu na frente do jogador, pedindo para ser chutada. 6a0.

Para fechar a contagem, Liédson rolou atrás e Coentrão, mais uma vez, caprichou no cruzamento: quem completou dessa vez foi Tiago, de cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário