domingo, 13 de junho de 2010

Gana Mostra A Sua Força, Vence A Sérvia E Sonha Alto

Em belo jogo realizado no estádio Loftus Versfeld, sérvios e ganeses mostraram bom futebol, organização tática e alguns valores individuais de respeitável qualidade. A vitória de Gana saiu após pênalti infantil, lance que pode custar caro para os planos da Sérvia nesse Mundial. Asamoah Gyan, que não tem nada com isso, tratou de estufar as redes e garantir a primeira vitória africana na Copa 2010.

Logo com 9 segundos de partida, a Sérvia já havia recuperado a posse de bola e arriscado um chute pouco a frente do círculo central, com um tirambaço de Marko Pantelic. Com 1 minuto, Gana respondeu com Anthony Annan, que pegou sobra de bola e chutou para fora. O início de jogo era frenético: aos 3', Asamoah Gyan cobrou falta com estilo, mas a Jabulani passou por cima da meta defendida por Vladimir Stojkovic. Na marca de 14 minutos, Kwadwo Asamoah deu chute preciso, cruzado, que foi afastado por um carrinho de Nikola Zigic, fazendo-se valer de sua avantajada estatura de 202 centímetros.

Com 28 minutos, a Sérvia teve boa chance quando Aleksandar Kolarov cobrou falta, com a bola passando próxima da trave esquerda de Richard Kingson. 10 minutos depois, Dejan Stankovic chutou de fora da área e Kingson teve dificuldades para defender em dois tempos.

Na volta do intervalo, o que era bom ficou melhor. As equipes passaram a se estudar menos e a atacar mais. Com 4 minutos, Milan Jovanovic recebeu em boas condições, pelo lado esquerdo da área, mas não conseguiu finalizar na direção do gol. 4 minutos depois, Gana chegou bem: Prince Tagoe cruzou na medida para André Ayew mergulhar e cabecear, para fora. Com 10', o próprio Ayew tentou decidir sozinho, carregando a bola, mas novamente errando o alvo. Mais 4 minutos se passaram para Gyan subir bem, após cobrança de lateral, e cabecear na trave esquerda de Stojkovic. No minuto seguinte, bola levantada a partir do setor esquerdo de ataque de Gana, mas Tagoe acabou escorando mal, talvez não acreditando que a bola pudesse atravessar a zaga da Sérvia, que naquele momento do jogo estava facilmente envolvida pelas boas tramas de jogadas da equipe comandada pelo sérvio Milojan Rajevac.

Querendo mudar as coisas, Radomir Antic tratou de realizar a 1ª substituição da partida, trocando Nenad Milijas por Zdravko Kuzmanovic, aos 16'. Mal imaginava Antic que Kuzmanovic teria participação decisiva no resultado da partida, mas atuando contra o patrimônio. Já chegaremos a esse lance.

Aos 28', as coisas ficaram definitivamente preocupantes para o selecionado europeu: Aleksandar Lukovic recebeu o 2º cartão amarelo e deixou seu time com um homem a menos em campo. 2 minutos depois, Antic trocaria o atacante Jovanovic pelo jogador de defesa Neven Subotic. E acredite: a Sérvia cresceu no jogo e teve 3 chances de abrir o placar. Na primeira, aos 33', Danko Lazovic furou a bola, que chegou para Milos Krasic chutar e Kingson salvar. Aos 34', Nemanja Vidic subiu na cobrança de escanteio e cabeceou com perigo, por cima. Aos 36', Branislav Ivanovic chutou rente ao ângulo esquerdo de Kingson.

Lembram de Kuzmanovic? Pois então, aos 37 minutos ele inventou de cortar um cruzamento, na sua própria área, com a mão. A arbitragem flagrou e marcou pênalti. Gyan foi pra bola e mandou no quadrante 7, deslocando Stojkovic, para fazer o gol da vitória. Aos 42', Kuzmanovic teve a chance de se redimir, mas seu chute dado da entrada da área acabou indo para fora. Houve tempo ainda de Gyan carimbar a trave esquerda, aos 46', antes de ser substituído para dar lugar a Quincy Owusu-Abeyie. As vuvuzelas soaram alto em Pretória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário