sábado, 15 de janeiro de 2011

Começa A Guerra Em São Paulo

Neste fim de semana os torcedores paulistas podem comemorar : a briga pelo título de melhor clube do estado começa. Os clássicos, os duros confrontos pelo interior, a rivalidade e a tradição estão de volta.

Some isto a um novo método de disputa, 20 times se enfrentam em turno único, onde 8 se classificam para confrontos de apenas 1 jogo nas quartas e semi finais, até a decisão , esta sim em 2 partidas.

Já está bom? Não ? Então some a simplesmente 6 Pentacampeões Mundiais : Felipão, Marcos, Ronaldo, Roberto Carlos, Rogério Ceni, Rivaldo e mais inúmeros jogadores com passagens pela seleção : Elano, Alex Silva, Miranda, Edu Dracena, Tinga (Palmeiras), Jorge Henrique.....

E acrescente mais uma pitada da magia de : Neymar, Paulo Henrique Ganso, Valdívia, Bruno César, Ilsinho, e outros grandes destaques do cenário internacional.

O nosso blog, assim como fez no campeonato brasileiro, realizou uma avaliação dos 20 clubes do Paulistão, bem como analisou a sua perspectiva de desempenho no campeonato.

Em ordem alfabética, conheça as 20 equipes que duelam pelo título estadual em 2010 :


AMERICANA - O clube empresa que veio recentemente de Guaratinguetá, traz a base de sua antiga cidade pra tentar conquistar o novo torcedor e causar boa impressão na nova sede estadual. Os destaques ficam com o veterano Fumagalli, que já rodou por inúmeros times do país e da Ásia. Outro conhecido é o volante Léo Silva que já atuou opor Cruzeiro e Botafogo. Não dispõe de uma defesa e um ataque nacionalmente conhecidos, mas pelo interior de Sp, se conhece bem a força do atacante Lúcio Flávio e as boas e seguras defesas do goleiro Saulo.

Time Base : Saulo, Luiz Felipe, Jorge Luiz , Júlio César. Léo Silva, Gercimar, Crivellaro, Fumagalli e Marcinho. Lúcio Flávio e Jhon.

Perspectiva : Dificilmente se classifica entre os 8. O blog aposta em uma posição intermediária.


BOTAFOGO - SP : O duro time de Ribeirão Preto, vem para aprontar novamente, buscando repetir o fenomenal desempenho de 2001, onde alcançou o vice-campeonato. O regulamento favorece. O time pode aprontar em confrontos de um único jogo. Conta com o atacante Pablo Escobar, rodado pela América do Sul, com times como Olimpa, Cerro Porteño e Strongest. Atuava na Ponte Preta ano passado. Outro atacante é um velho conhecido dos palmeirenses : Anselmo, que atuou pelo clube na série B em 2003.

Time Base : Júlio César, Augusto, Dão, Andrezinho e Dida. Rodrigo Soares, Leandro Carvalho, Ramon e Marcinho. Anselmo e Pablo Escobar.

Perspectiva : Possivelmente chega para as quartas-de-final. Se o adversário vacilar, pode chegar nas Semifinais.


BRAGANTINO: O Campeão Paulista de 1990 vem se mantendo durante os anos na divisão principal de Sp e na série B do brasileiro, o que vem proporcionando uma excelente consistência em seu elenco, se reforçando a cada ano. Este ano o time vem muito bem estruturado, com o sempre perigoso Finazzi comandando o ataque. O experiente Júlio César na lateral esquerda também faz bem sua parte. E no comando, Marcelo Veiga, que há anos já conhece os pontos fortes de sua equipe.

Time base : Gilvan , Júlio César, Nego, Everaldo e Marcos Aurélio. Luciano Sorriso, ROdriguinho, Éder e Marcelinho. Juninho Quixadá e Finazzi.

Perspectiva : Posição Intermediária no campeonato. Mas não é surpresa se chegar entre os 8.


CORINTHIANS : Pressão por títulos. É isso o que move e torna o Timão favorito a levar o caneco. Ronaldo já estréia este fim de semana. O experiente Tite, conta sempre com suas preleções motivacionais pra despertar verdadeiros leões em campo. Bruno César é favorito a craque do campeonato. A única coisa que pode atrapalhar é a Libertadores. O confronto com o Tolima pela fase eliminatória, além de causar desfalques nas rodadas iniciais, obrigará o Corinthians a jogar 4 vezes em 10 dias pelo estadual. Vai precisar de muito fôlego e elenco. Será que tem os 2?

Time Base : Júlio César, Roberto Carlos, Paulo André, Chicão e Alessandro. Jucilei, Ralf, Bruno César e Jorge Henrique. Ronaldo e Dentinho.

Perspectiva : Briga para chegar na grande decisão. Os confrontos de mata mata na libertadores, que coincidem com as finais do Paulista, tiram o favoritismo do Timão no estadual.


GRÊMIO PRUDENTE : A lamentável campanha no brasileirão tem que ser esquecida. Os cacos tem que ser juntados. Mas a falta de orçamento está comprometendo o Grêmio Prudente que deverá trazer muitos jogadores da base pra compôr o elenco e repetir a campanha do ano passado, quando caiu nas semifinais. Os mais conhecidos são os ex palmeirenses Alceu e Bruno Ribeiro, e o goleiro Márcio, que já atuou pelo Grêmio e fez nome no Paulista de Jundiaí.

Time Base : Márcio, Cleidson, Anderson Luís, Diego Giaretta, Bruno Ribeiro. Alceu, Rodrigo Mancha, Adriano Pimenta e João Vitor. William José e Rhayner.

Perspectiva : Briga para não cair.


ITUANO : Outro duríssimo time a ser batido no interior, conta com nomes famosos no interior do estado, que conhecem bem os confrontos que virão. O técnico Sérgio Ramirez provavelmente usará um agressivo 4-3-3 com o meia Leomir chegando no ataque e apoiando os não tão conhecidos Leandrinho e Welton.

Time base : Éder, Esquerdinha, Anderson Sales, Jean Pablo e Éder. Ataíde, Cássio, Adoniran e Leomir. Leandrinho e Welton.

Perspectiva : Briga para não cair.


LINENSE : O time da cidade de Lins passou 53 anos fora da divisão principal. Agora está de volta e não veio para brincadeira. Os reforços que o digam. Nada mais nada menos que Pedrão comanda o ataque do Elefante do Interior. O sempre artilheiro vem acompanhado do rodado Fausto, que ja atuou na Grécia e no Juventude. O gol tem a proteção de Paulo Musse, e vigiado pelo conhecido zagueiro Ediglê. Pode ser a grande surpresa do campeonato.

Time base : Paulo Musse, Tarracha, Turatto, Ediglê e Eric. Bilinha, Fagner, Gilsinho e Éder. Pedrão e Fausto.

Perspectiva : Provavelmente fica entre os 8. Mas se a experiência faltar, não cai, fica ao menos na posição intermediária.


MIRASSOL : O Leão da Araraquarense vem se mantendo com muito esforço na primeira divisão paulista. O motivo disto é o público que tem comparecido apenas nos jogos contra os grandes. O Mirassol em 2010 teve uma das piores médias de públicos. E é por isso que a diretoria foi precavida. Não fez nenhuma contratação de peso. O mais famoso é Wellington Amorim, que já atuou na Coréia , Atlético Mineiro e Figueirense. Não é um time que costuma dar trabalho mesmo atuando em casa.

Time Base : Fernando, Danilo, Luiz Henrique, Diego e Renato Peixe. Octacílio, Escobar, Wellington Amorim e Xuxa. Jaílton e Vítor Palito.

Perspectiva : Posição intermediária. Mas pode perder pontos preciosos que podem custar muito caro.


MOGI MIRIM : A grande sensação do interior. O time mais esperado pelas torcidas até mesmo da capital. Por quê? Porque o presidente do time vai entrar em campo. Tudo bem , não seria uma notícia de arrasar. O diferencial é que o presidente é simplesmete RIVALDO. Ele mesmo. O craque da seleção e do Barcelona. Expectativa de belos gols e de uma aula de experiência e técnica a cada partida. Para auxiliar a missão do meia, vem também Paulo Isidoro, que já atuou em mais de 5 times grande do país. E no banco de reservas está Antônio Carlos Zago, tentando ainda mostrar seu valor como treinador.

Time Base : João Paulo, João Paulo, Tiago Alves, Fábio Sanches e Niel. Paulo Isidoro, Baraka, Val e Rivaldo. Ricardinho e Denílson.

Perspectiva : Deve ficar entre os 8.


NOROESTE : Talvez o time mais duro de ser batido em casa no interior. O fortíssimo calor em Bauru é aliado a sempre experientes atletas e um time que tem uma forte tradição ofensiva. Sempre roubando pontos dos grandes , a Locomotiva de Bauru vem comandada pelos gols de Octacílio Neto, um atacante que sempre merece respeito. É sempre um oponente muito complicado.

Time Base : André Luís, Gleidson, Da Silva, Matheus e Márcio Gabriel. Marcelinho, Francis, Altair e Ricardinho. Vandinho e Octacílio Neto.

Perspectiva : Fica entre os 8 e proporcionará um duríssimo confronto nas partidas decisivas.


OESTE : A Onça de Itápolis não traz nenhum nome de efeito. Mas tem um conjunto experiente, que pode causar alguns estragos em times mais fortes. Tem um alçapão a seu favor. O Estádio dos Amaros em Itápolis é um caldeirão infernal quando está lotado de torcedores. Alambrados próximos ao campo vão fazer muitas pernas tremerem em confrontos complicados.

Time base : Gabriel, Dionísio, Paulo iranda, Cris, Cicinho. Fernandinho, Tenório, Márcio Carioca e Roger. Mazinho e Anselmo.

Perspectiva : Briga para não cair


PALMEIRAS : O Verdão foi muito mal no ano passado. E parece que a diretoria não acha isso. Pouquíssimas contratações. Nenhuma de efeito. O torcedor palmeirense terá que confiar em Felipão, que agora teve tempo de trabalhar o elenco, não pegou o carro andando como ano passado. Mesmo assim sempre tem que se respeitar a magia de Valdívia e a raça de Kléber. E como não dizer que os goleiros vão sonhar com Marcos Assunção? É...o verdão pode não ser um time dos sonhos....mas se vacilarem....chega.

Time Base : Deola, Gabriel Silva, Danilo, Maurício Ramos, Márcio Araújo. Tinga, Marcos Assunção, Valdívia e Márcio Araújo. Kléber e Luan.

Perspectiva : Chega nas semifinais. Daí pra frente depende de cada partida. Goiás que o diga.


PAULISTA : Outro time chatíssimo. Ganhar em Jundiaí é só para os candidatos ao título. Não importa o time....a derrota lá é normal. Principalmente porque este ano chegou o sempre bom e experiente Baiano e no gol o goleiro Cristiano, que já atuou pelo Hanover da Alemanha.

Time Base : Cristiano, Guigov, Eli Sabiá, João Paulo, Rodrigo Sabiá e Baiano. Fábio GOmes, Nenê Bonilha e Barbosa. Fabiano e Hernane.

Perspectiva : Provavelmente chega entre os 8. Só não chega se vacilar e perder pontos fáceis.


PONTE PRETA : A macaca nunca foi campeã, a não ser do título do interior. Mas a diretoria do time de Campinas não ousou este ano. Trouxe nomes conhecidos em São Paulo e conta muito mais com a força da pressão de sua torcida no Moisés Lucarelli do que com seu elenco. Mas é um time esperto. Saberá aproveitar as oportunidades que derem.

Time Base : Bruno, João Paulo, Ferron, Leandro Silva, Luís Mário e Amaral. Josimar, Márcio Diogo , Renatinho e Válber. Falcão.

Perspectiva : Fica entre os 8. Mas não é surpresa se não classificar.


PORTUGUESA : Outro time a ficar de olho. Vários nomes conhecidos : Domingos, Ademir Sopa, Preto Costa...e o perigoso Dodô. O bom Sério Guedes como seu estrategista. E a simpatia de grande parte dos torcedores paulistas, que gostam da briosa e torcerão para ela principalmente contra time grandes. A portuguesa este ano pode retomar o sentido da palavra clássico, quando enfrentar times grandes. Não há favoritos contra a Fabulosa.

Time Base : Weverton, Fabrício, Domingos, Preto Costa e Paulo Sérgio. Gláuber, Ademir Sopa, Fernandinho e Marco Antônio. Héverton e Dodô.

Perspectiva : Apostamos em uma semifinal contando com a briosa.


SANTO ANDRÉ : Sensação do campeonato em 2010, o Ramalhão não traz tanta expectativa este ano. Com seus grandes destaques do ano passado já vendidos, o time tentou uma renovação que na série b não deu certo. Mesmo assim vale ver o atacante Igor, que já atuou por Cruzeiro, Corinthians e Sevilla na Espanha. Os jogos no Bruno José Daniel contra os grandes valerão a atenção do público. Certeza de belos jogos.

Time Base : Neneca, Wesley Santos, Sidraílson e Iran. dimas, Mika, Pedro e Aloísio. Igor e Renan Mota.

Perspectiva : Provavelmente fica pelo meio da tabela. Mas se crescer durante o campeonato, pode chegar longe. Alguém duvida? Acho que não.


SÃO BERNARDO : Apenas 6 anos de existência, e o tigre do ABC, vai estrear na série A1. Mesmo assim a diretoria apostou com os pés no chão. Contratou alguns medalhões do interior paulista pra tentar causar alguns danos nas campanhas dos favoritos. A notícia Boa? Os grandes clássicos do ABC contra São Caetano e Santo André serão um torneio a parte entre os 3 times. Vale a pena dar uma olhada.

Time base : Marcelo Pitol, Kauê, Leandro Camilo, Amarildo e Henrique. Dirceu, Lucas, Guto, Júnior Xuxa e Eliomar Bombinha. Danielzinho

Perspectiva : Briga para não cair.


SÃO CAETANO : O último do interior está longe de reviver os anos de glória, quando foi vice da libertadores. Mesmo assim tem experiência suficiente para dar trabalho . Qual torcedor que acompanha bem o futebol que não conhece Walter Minhoca, Augusto Recife e Marcelo Batatais?
Quem conhece sabe. O Azulão pode ser perigoso. E poderá proporcionar muita tristeza pra muita torcida grande.

Time base : Luiz, Bruno, Anderson, Marcelo Batatais e Artur. Augusto Recife, Ricardo Conceição, Aílton e Walter Minhoca. Henrique Dias e Eduardo.


SÃO PAULO : Sem reforços além do lateral Juan, o Tricolor conta com a manutenção da base sempre campeã para passar pelos times do Interior e brigar de igual pra igual na hora dos clássicos, principalmente na hora da decisão. Uma defesa que dá um trabalho terrível para os atacantes é o forte do Tricolor. Somente Rogério Ceni, Miranda e Alex Silva protegem o gol. Fácil não?

Time Base : Rogério Ceni, Juan, Miranda, Alex Silva e Jean. Carlinhos Paraíba, Ilsinho, Rodrigo Souto e Lucas. Fernandão e Dagoberto.

Perspectiva : Favorito ao título


SANTOS : A grande sensação de 2010 promete aprontar mais ainda. A chegada de Elano e a firmação de Keirrisson no time titular colocam o Santos mais uma vez como o grande favorito ao campeonato. Ganso está voltando. Neymar cada vez mais brilhante. O Peixe promete. E não promete vitórias, promete show. Independente de seu time do coração, vale a pena ver e se encantar com o brilho dos meninos da Vila.

Time Base : Rafael, Léo, Durval, Edu Dracena e Jhonatan. Arouca , Charles, Elano e Ganso. Neymar e Keirrisson.

Perspectiva : Favorito ao título.


E é isso. As fichas estão na mesa. Certeza de muita emoção , alegria e lágrimas em mais um campeonato disputadíssimo. E o blog estará rodada a rodada acompanhando cada clube, dando uma das coberturas mais completas da internet.

Que comece o show !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário