domingo, 16 de janeiro de 2011

Solidez Defensiva Garante Ponto Ao United Em White Hart Lane

Tottenham Hotspur e Manchester United não saíram do 0a0 no estádio White Hart Lane. Ao término da partida em Londres, eram os comandados do escocês Alex Ferguson que tinham mais a comemorar: sendo pressionados na maior parte do tempo (sobretudo após a expulsão do lateral direito brasileiro Rafael), o United conseguiu conservar a liderança invicta na Premiership e praticamente convidou os comandados de Harry Redknapp a disputarem, no máximo, uma vaga na Liga dos Campeões da Europa (os "Spurs" têm oito pontos a menos e um jogo a mais que o United).

O jogo

Enquanto as jogadas de ataque do Manchester se concentravam na busca por Wayne Rooney (logo com um minuto o "Shrek" recebeu passe de Dimitar Berbatov, ex-Tottenham, e chutou cruzado parando em defesa de Gomes), o Tottenham mostrava maior variação nas opções ofensivas, utilizando-se de jogadores como Gareth Bale, Luka Modric, Rafael van der Vaart e Peter Crouch. Mas eram raros os momentos em que o Tottenham conseguia levar perigo para Edwin van der Sar: a performance praticamente impecável do sistema defensivo que contava com a dupla de zagueiros Rio Ferdinand-Nemanja Vidic e a dupla de volantes Michael Carrick-Darren Fletcher garantia a meta inviolável dessa que é uma das defesas menos vazadas da Premiership.

Na volta para o segundo tempo, um elemento de cada time passou a aparecer mais no jogo: Wilson Palacios, que se apresentava no campo de ataque e arriscava chutes de longa distância, e Ryan Giggs, que com habilidade e precisão nos passes ia atormentado o lado esquerdo da defesa dos donos da casa. Aos 16 minutos, cansado da inoperância de Nani, Ferguson trocou o português pelo brasileiro Ânderson, que quase nada viria a acrescentar ao time.

Com 28 minutos, o jovem Rafael Pereira da Silva (20 anos, cria do Fluminense no centro de treinamento de Xerém) deu mais uma mostra da sua conduta destemperada: o lateral derrubou Benoît Assou-Ekotto e levou seu segundo cartão amarelo no jogo, sendo corretamente expulso pelo árbitro Mike Dean. Em vez de aceitar a punição que lhe coube, Rafael preferiu xingar o árbitro e encará-lo rispidamente, em gesto digno de um relato na súmula para posterior análise disciplinar. Lamento a postura desse jogador, sobretudo levando-se em consideração que Rafael demonstra bom controle de bola e técnica apurada. Se pudesse lhe dar uma dica nesse momento, seria a seguinte: ponha a cabeça no lugar e não seja mais um jogador de habilidade a comprometer o avanço da carreira devido a descontroles emocionais. Descontroles esses que eu já vi em pelo menos duas oportunidades: na partida de quartas-de-final na Liga dos Campeões da Europa (quando prejudicou o Manchester United diante do Bayern de Munique) e no clássico com o Manchester City (quando poderia ter sido novamente expulso quando encarou desajuizadamente o argentino Carlitos Tévez).
Rafael encarando a marcação de Palacios: brasileiro destacou-se positiva e negativamente na partida, mostrando ter maior controle de bola do que mental.

Retornando ao jogo, Redknapp resolveu fazer-se valer da vantagem numérica e colocar mais um homem de frente: aos 32 minutos, Palacios deu lugar a Jermain Defoe. No mesmo minuto, Ferguson optou por um ganho de velocidade nos contra-ataques, trocando Berbatov por Javier "Chicharito" Hernández Balcázar. Mas Hernández atuou tão recuado, que mais parecia um ala que acompanhava as investidas do Tottenham pelos flancos. Como lugar de atacante não é lá atrás, aos 35 minutos "Chicharito" quase entregou o ouro: tentando dar um passe curto para sair em velocidade, o mexicano deu de presente para o holandês van der Vaart, que recolheu a bola e chutou cruzado, mandando perto do ângulo direito.

Sem novos erros dessa natureza, a sólida marcação do United conseguiu dar conta do recado e suportar o ímpeto e a vantagem numérica dos donos da casa, garantindo um ponto muito bem-vindo nessa disputa acirrada que é a Premiership.
Fabio Capello (italiano técnico da seleção inglesa) e David Beckham (meio-campista ídolo no Manchester United e que está em período de treinamentos no Tottenham) marcaram presença entre o público de 35.828 espectadores em White Hart Lane.

Outros resultados

Sábado

Chelsea (4º) 2a0 (11º) Blackburn
Manchester City (2º) 4a3 (19º) Wolverhampton
Stoke City (8º) 2a0 (7º) Bolton
West Bromwich (14º) 3a2 (10º) Blackpool
Wigan (18º) 1a1 (15º) Fulham
West Ham (20º) 0a3 (3º) Arsenal

Domingo

Birmingham (16º) 1a1 (17º) Aston Villa
Sunderland (6º) 1a1 (9º) Newcastle
Liverpool (13º) 2a2 (12º) Everton

2 comentários:

  1. Já falei pessoalmente que acho que o senhor está sendo muito duro com Rafael. Acredito na evolução desse jogador. Quanto ao jogo, realmeente o Tottenham jogou melhor, mas penetrar na zaga do Manchester parece impossível. A equipe de Ferguson está invicta, o que não garante folga na tabela devido ao grande número de empates. Logo atrás tem um poderoso Arsenal.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo dureza alguma, sinceramente. Talvez seja a sua benevolência com atletas transgressores que o leve a pensar assim, como por exemplo quando afirmas que "Felipe Melo é muito bom jogador".

    Se releres o tópico, verás que eu também acredito na evolução de Rafael. Mas não é por isso que hoje o defenderei por suas condutas reprováveis e reincidentes.

    Abraços.

    ResponderExcluir