sábado, 19 de fevereiro de 2011

Napoli E Villarreal Se Anulam E Decisão Fica Pra Espanha

Num dos duelos mais aguardados nessa fase na Liga Europa 2010-1, Napoli e Villarreal fizeram um jogo equilibrado no estádio San Paolo, com bastante movimentação entre as intermediárias e poucas jogadas de penetração. O resultado de 0a0 deixa a decisão totalmente em aberto para o jogo de volta, a ser disputado no estádio El Madrigal, casa do Villarreal.

O jogo

Walter Mazzarri surpreendeu em suas escolhas na escalação: figuras consideradas titulares (como Michele Pazienza e Marek Hamsik) começaram a partida no banco de suplentes, dando lugares para Hassan Yebda e Giuseppe Mascara entre os onze iniciais. Se por um lado parecia que tais alterações tornariam a equipe napolitana mais ofensiva, por outro o que se viu foi Mascara com dificuldades para criar algo de interessante e Yebda praticamente sem ser notado no gramado.

Com Edinson Cavani tentando se desvencilhar da marcação e os alas Christian Maggio e Andrea Dossena apresentando dificuldades para acionarem o atacante uruguaio, o Napoli contava basicamente com o talento de Ezequiel Lavezzi para tentar produzir algo de diferente. Como nem sempre era possível parar o argentino com desarmes certeiros, acabou sobrando cartão amarelo para Joan Capdevila e Gonzalo, que o derrubaram faltosamente.

Finalizações mesmo foram escassas: Campagnaro tentou duas vezes de fora da área, primeiro mandando por cima do travessão (aos 11 minutos) e depois chutando novamente de longe e, após desvio, vendo a bola ser defendida por Diego López (aos 27 minutos). O Villarreal incomodava menos ainda, com sua única chance no primeiro tempo acontecendo aos 13 minutos, quando Nilmar recebeu de Borja Valero, chutou prensado e Morgan De Sanctis defendeu.

Pouca coisa mudou na volta do intervalo, com os sistemas defensivos seguindo levando vantagem na maioria dos lances. Aos 15 minutos, cada treinador realizou sua primeira substituição no jogo: Mascara por Hamsik e Marcos Senna por Carlos Marchena. 3 minutos depois das mexidas simultâneas, Nilmar esboçou um pouco da sua grande habilidade quando passou por três adversários e acabou sendo obstruído por Salvatore Aronica, que recebeu cartão amarelo pela falta cometida.

Se aos 26 minutos Valero teve chance de abrir o placar para os visitantes quando chutou à direita uma bola recebida pelo lado esquerdo, o Napoli respondeu no mesmo minuto mandando a bola pra dentro do gol: Hamsik tocou na esquerda, veio o levantamento pra área e Cavani cabeceou no canto direito. O placar seguiu inalterado pois a arbitragem flagrou impedimento do uruguaio, que de fato estava adiantado no momento do passe.

O Napoli, empurrado por sua fanática torcida, chegou novamente ao ataque já no minuto seguinte: Maggio lançou Lavezzi invertendo da direita para a esquerda, o argentino chutou e Diego López desviou para escanteio. O jogo melhorava visivelmente naquele momento e o Villarreal tentava responder às investidas napolitanas: aos 30 minutos, Nilmar recebeu de Valero na direita e chutou cruzado, mas sem direção.

No minuto seguinte, o atacante Giuseppe Rossi saiu para entrada de Marco Ruben no time espanhol. Aos 33 minutos, o uruguaio Walter Gargano deu lugar para o argentino José Ernesto Sosa, passando a braçadeira de capitão para Lavezzi. Minutos antes, Mazzarri havia trocado Yebda por Pazienza, o que conservou a formação tática proposta desde o início da partida, não gerando uma alternativa de jogo para a equipe "Azzurri".

Se nos instantes finais do jogo poderíamos imaginar um abafa napolitano na busca pelo gol da vitória (coisa que aconteceu diversas vezes nessa temporada, como na própria Liga Europa, quando Cavani marcou o gol da classificação sobre o Steaua Bucareste nos acréscimos do segundo tempo), o que se viu foi o Villrreal mais solto, dando trabalho para De Sanctis em chute de Valero aos 43 minutos.

Antes do apito final houve tempo para Aronica derrubar Nilmar e ser expulso pelo segundo cartão amarelo. Na partida de volta, Aronica cumprirá suspensão e quem deve retornar à defesa é Paolo Cannavaro, que havia recebido cartão vermelho diante do Steaua e por isso não foi relacionado nessa partida. Cabe ao Villarreal vencer dentro de casa para avançar às oitavas. Simples? Que nada: o Napoli é um dos visitantes mais perigosos da Europa. O jogo de volta promete.

Outros resultados

Aris 0a0 Manchester City
Rubin Kazan 0a2 Twente
Metalist 0a4 Bayer Leverkusen
Anderlecht 0a3 Ajax
Lech Poznan 1a0 Braga
Besiktas 1a4 Dynamo de Kiev
Benfica 2a1 Stuttgart
BATE Borisov 2a2 Paris Saint-Germain
PAOK 0a1 CSKA Moscou
Sevilla 1a2 Porto
Rangers 1a1 Sporting Lisboa
Sparta Praga 0a0 Liverpool
Basel 2a3 Spartak Moscou
Young Boys 2a1 Zenit St. Petersburgo
Lille 2a2 PSV

Nenhum comentário:

Postar um comentário