quinta-feira, 1 de abril de 2010

Liga Dos Campeões: Tudo Aberto Para Os Jogos De Volta

Nesses dois últimos dias foram realizadas as quatro partidas de ida pela Liga dos Campeões da Europa nessa temporada 2009-10. Foram 3 vitórias das equipes mandantes (Lyon 3a1 sobre o Bordeaux; Bayern de Munique 2a1 pra cima do Manchester United; e Internazionale 1a0 no duelo com o CSKA Moscou) e um empate na partidaça entre Arsenal e Barcelona (2a2, em Londres).

Tive a oportunidade de assistir a dois desses jogos. O primeiro foi a bela virada que o Bayern conquistou dentro da Allianz Arena. A equipe bávara sofreu 1a0 no 1º minuto de partida e foi buscar a vitória com gols aos 30 minutos do segundo tempo e, de forma incrível, aos 47. O outro foi o empate entre Arsenal e Barcelona, em partida onde os 4 gols saíram na segunda etapa, embora os 90 minutos tenham sido eletrizantes. Dos jogos realizados no estádio Gerland e no Giuseppe Meazza pude assistir a seleção de melhores momentos. Dela pude concluir que o Lyon teve sorte de conseguir uma vantagem de 2 gols (o Bordeaux levou perigo mais vezes que os donos da casa) e a Internazionale deve estar lamentando não ter conseguido um placar melhor, pois chances não faltaram.

Arsenal 2a2 Barcelona



Para o mais aguardado duelo das quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa temporada 2009-10, as equipes que jogam o futebol mais bonito na atualidade se encontraram no Emirates Stadium, em Londres.

E os visitantes começaram a partida em ritmo alucinante, mantendo a bola nos pés e no campo de defesa dos donos da casa. A posse de bola chegou a estar em 73% para o Barcelona - número que é valorizado se levarmos em consideração que, habitualmente, o Arsenal sempre tem mais a bola consigo do que o time que está do outro lado.

Embora as equipes tenham ido para os vestiários com o placar ainda zerado, não faltaram emoções na primeira etapa. Zlatan Ibrahimovic teve pelo menos quatro boas chances de marcar (finalizou duas oportunidades para fora e parou duas vezes em grandes defesas de Manuel Almunia). Almunia ainda voltou a aparecer com brilho ao evitar, com a canela esquerda, gol de Lionel Messi em chute frontal. O goleiro foi, certamente, o grande destaque do primeiro tempo. Victor Valdés, arqueiro barcelonista, poucas vezes apareceu - o controle do jogo por parte da equipe de Josep Guardiola era algo pavoroso. O técnico Arsène Wenger, por sua vez, viu-se obrigado a fazer duas alterações ainda com o primeiro tempo em andamento: Andrey Arshavin e William Gallas saíram de campo machucados. Em seus lugares foram colocados Emmanuel Eboué (na tentativa de acertar a marcação num setor até então dominado intensamente pelo Barcelona) e o brasileiro Denílson (Alexandre Song foi recuado para formar dupla de zaga com Thomas Vermaelen).

E, logo no início da segunda etapa (mais precisamente aos 22 segundos), pintou o primeiro gol do jogo. Ibrahimovic recebeu lançamento de Piqué que veio do campo de defesa e avançou sem ser incomodado pela defesa do Arsenal, que nem deu combate ao sueco e nem fez linha de impedimento. Almunia pestanejou ao sair do gol e Ibra não perdoou: aproveitou-se do quique da bola e deu um leve toque, de chapa, para encobrir o goleiro e fazer a redonda dormir no fundo do gol.

Aos 13 minutos, nova bola enfiada para Ibrahimovic, em jogada muito parecida ao lance do primeiro gol. Dessa vez o sueco recebeu de Xavi Hernández e finalizou de forma diferente: encheu o pé e colocou a redonda próxima ao ângulo esquerdo de Almunia, que dessa vez nada poderia fazer. 2a0 Barcelona em pleno Emirates Stadium.

Com essa considerável desvantagem no placar, Wenger decidiu trocar o lateral direito Bakary Sagna pelo jovem ponta inglês Theo Walcott. Em sua primeira participação no jogo, Walcott mostrou que veio para dar trabalho ao sistema defensivo do Barcelona. E o gol não demorou a sair: aos 23 minutos, Samir Nasri rolou para Nicklas Bendtner, que deu grande passe para Walcott, nas costas de Maxwell. O chute passou por baixo do corpo de Valdés e foi parar no fundo do gol: o Arsenal mostrou-se vivo em um jogo que parecia perdido.

15 minutos mais tarde, Bendtner escorou cruzamento vindo da direita e, antes que Francesc Fàbregas pudesse finalizar, Carles Puyol travou a perna do meia espanhol. O árbitro Massimo Busacca marcou pênalti e expulsou o zagueiro. No minuto seguinte, veio a cobrança: Fàbregas chutou com força, praticamente no meio do gol, e estufou as redes de Valdés. Tudo igual no placar no Emirates Stadium.

Pep Guardiola, visando recompôr a defesa, tirou Messi para colocar Gabriel Milito. Fàbregas ficou os últimos minutos se arrastando pelo gramado, jogando na base do sacrifício: ele sentiu uma contusão logo após marcar o gol de empate e o time já havia realizado as três substituições.

Para o jogo de volta, no próximo dia 6, no estádio Camp Nou, ambas as equipes terão ausências importantes. Piqué e Puyol cumprirão suspensão, obrigando Guardiola a escalar uma zaga reserva. Fàbregas - que era dúvida para esse jogo de ida devido a uma lesão sofrida em jogo anterior - recebeu o segundo cartão amarelo e não poderá ser relacionado (o lance que rendeu-lhe o cartão sequer pareceu falta).

Tudo poderá acontecer em solo catalão. A única certeza é que, para deleite dos fãs do futebol bem jogado, novamente Barcelona e Arsenal se encontrarão para o que promete ser mais uma partida recheada de boas jogadas e, também, com muita emoção.

Internazionale, Bayern e Lyon em vantagem para os jogos de volta

Internazionale 1a0 CSKA Moscou



Na outra partida de ontem, a Internazionale venceu, em Milão, a equipe do CSKA. O único gol da partida foi marcado pelo argentino Diego Milito, aos 25 minutos do 2º tempo. Ele recebeu passe do holandês Wesley Sneijder e chutou rasteiro, no contrapé do goleiro russo Igor Akinfeev. Foi uma finalização parecida com a que abriu o placar nas oitavas-de-final diante do Chelsea. A Internazionale teve diversas outras chances de obter uma diferença maior no placar, mas na maioria delas esbarrou na grande performance de Akinfeev, que realizou pelo menos quatro defesas difíceis. Goran Pandev teve grande chance de deixar sua marca quando driblou o goleirão e chutou para o gol. Mas o zagueiro Aleksey Berezutski demonstrou habilidade contorcionista digna do Circo de Moscou para salvar em cima da linha.

Na capital russa, semana que vem, a Internazionale não poderá se dar ao luxo de desperdiçar tantas oportunidades. O futebol costuma cobrar um preço alto por esse tipo de coisa e o CSKA estará à postos para, diante de seus torcedores, buscar uma classificação inédita para a fase semifinal da Liga dos Campeões.

Bayern de Munique 2a1 Manchester United



Anteontem tivemos uma virada sensacional do Bayern de Munique pra cima do Manchester United (2a1, com o último gol saindo aos 47 minutos da segunda etapa).

No duelo entre esses dois tradicionais times do futebol europeu, o Manchester conseguiu abrir o placar logo no primeiro minuto de partida. Nani cobrou falta - sofrida por ele próprio - do lado direito, a bola desviou na barreira e ganhou altura: Wayne Rooney fugiu da marcação de Demichelis - ele próprio havia cometido a falta - e apareceu no lugar e no momento certos para finalizar com precisão e fazer 1a0. O MU contava com a boa movimentação de Darren Fletcher para conseguir rotineiramente incomodar a defesa alemã, levando a crer que era mais provável sair um 2º gol dos visitantes do que o gol de empate da equipe da casa. Porém, as coisas mudaram de figura na etapa complementar. O Bayern subiu de produção e passou a colocar o United na roda. O gol de empate saiu aos 30, quando Franck Ribèry cobrou falta e a bola desviou no meio do caminho em Rooney, deixando Edwin Van der Sar imóvel no lance. O goleiro holandês, vale dizer, realizou importantes defesas, algumas delas em finalizações chutadas com força, de média-distância, e sem dar rebote. Mas todo o esforço dos donos da casa foi coroado nos instantes finais da partida. Mário Gomez fez jogada individual, se livrou da marcação adversária e foi desarmado próximo à grande área: eram três defensores do Manchester na jogada, mas o atacante croata Ivica Olic acreditou no lance e aproveitou o descuido de Patrice Evra para roubar a bola, carregá-la, dar uma gingada e chutar no contrapé de Van der Sar. Era o gol da virada, aos 47 minutos do segundo tempo, para delírio de uma torcida que o tempo todo apoiou o Bayern.

O time de Alex Ferguson ainda amargou a lesão de seu principal jogador, Wayne Rooney, que torceu o tornozelo e desfalcará a equipe para o jogo de volta. Já pelo lado do clube alemão, a volta de Arjen Robben - ausente desse jogo devido a uma contusão - alimenta as esperanças de uma classificação em Old Trafford.

Lyon 3a1 Bordeaux



O Lyon também fez o dever de casa e superou o compatriota Bordeaux, levando a boa vantagem de 3a1 para o jogo de volta, dia 7 de abril. O primeiro gol do jogo foi dos donos da casa. Cissokho rifou a bola para a grande área, o zagueiro Ciani afastou mal, a bola caiu nos pés de Bodmer, que chutou cruzado: a bola iria para fora, mas o centroavante argentino Lisandro López estava atento e desviou, mandando no canto para fazer 1a0, aos 9 minutos. A festa não durou muito: em jogada típica da equipe do Bordeaux, o meia francês Gourcuff cruzou na medida para o atacante marroquino Chamakh cabecear para dentro e empatar a partida. Aos 31, nova falha da zaga do Bordeaux: a bola passou por toda a área e foi parar nos pés de Michel Bastos. O meia direita do Lyon (utilizado por Dunga como lateral esquerdo na seleção brasileira) dominou e chutou bonito, recolocando sua equipe na frente. Antes disso, o brasileiro havia participado de duas boas jogadas, tendo chutado uma bola que passou perto da trave de Carraso e tendo feito belo passe para Delgado, que parou em boa defesa do goleiro.

A partir daí, o Bordeaux passou a ter mais chances de gol, ficando perto de empatar o jogo. Lloris realizou duas defesas sensacionais na partida: a primeira após finalização de letra de Gouffran, à queima-roupa; a segunda após desvio de Chamakh com a sola da chuteira, numa intervenção ainda mais impressionante do que a outra. Aos 30 minutos, Cissokho chutou cruzado e a bola bateu no braço de Chalmé, que não teve qualquer intenção de acertar a bola. O árbitro Felix Brych decidiu apitar pênalti: na cobrança, Lisandro López marcou seu segundo gol no jogo e deu números finais à partida. Suspenso pelo segundo cartão amarelo, López não estará em campo na partida de volta, na casa do adversário. Foi a primeira derrota da equipe de Laurent Blanc na competição.

Tudo aberto para os jogos de volta. Promessa de mais quatro grandes partidas no próximo meio-de-semana.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário