quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasileiros Em Campo Pela América De Hoje E De Amanhã

O Chivas Guadalajara foi ao Paraguai, perdeu por 2a0 para o Libertad mas usufruiu da vantagem conquistada em seus domínios, semana passada, para avançar na Libertadores da América com um agregado de 3a2, em situação idêntica a das oitavas-de-final, quando eliminou o Vélez. O adversário do clube mexicano sairá do jogo entre Universidad de Chile e Flamengo. Já São Paulo e Cruzeiro duelarão no Morumbi para ver quem segue na competição, tendo pela frente o vencedor da chave que colocou frente a frente os finalistas da Copa Sul-Americana 2008 (Estudiantes e Internacional).

Pela Copa do Brasil, restaram apenas os campeões estaduais. Uma semifinal é entre o campeão paulista e o gaúcho enquanto a outra mede as forças de baianos e goianos.

Aos pitacos.

São Paulo (80%) e Cruzeiro (20%). Com a impactante vitória por 2a0 no Mineirão, o Tricolor Paulista conta com a melhor defesa do torneio para não sofrer 2 gols dos mineiros, que detém o melhor ataque da competição. Uma classificação celeste é possível, mas seria mais surpreendente do que o próprio triunfo dos visitantes no jogo de ida. Ano passado, os cruzeirenses conseguiram um 2a0 no Morumbi nessa mesma altura do campeonato.

Vitória (40%) e Atlético/GO (60%). O Vitória tem boa média de gols jogando no Barradão pela Copa do Brasil: marcou 4 no Corinthians/AL, 5 no Náutico, 4 no Goiás e 2 no Vasco. Detalhe: não sofreu um único gol nessas partidas. Curiosamente, o Atlético Goianiense sofreu exatamente um gol em cada partida como visitante na competição (enfrentou Bahia, Santa Cruz e Palmeiras). Essas estatísticas dificultam um prognóstico, talvez a lógica passe o favoritismo para o lado do Vitória, mas é inegável que um golzinho atleticano poderá desestabilizar severamente as pretensões baianas, jogando para o time da casa a necessidade de marcar 3 gols.

Santos (60%) e Grêmio (40%). Fosse contra qualquer outro adversário que participa ou participou dessa edição de Copa do Brasil, diria que as chances do Santos seriam de quase 100%. Mas a "natureza copeira" do Grêmio Football Porto Alegrense é algo que não deve ser menosprezado. Na Vila, diante desse "leve porém forte" time do Santos, terão de fazer-se valer disso mais do que nunca.

Estudiantes (40%) e Internacional (60%). Promete ser um jogo de fortes emoções, limito-me a dizer que acredito na capacidade do Estudiantes de fazer dois gols em seus domínios em similar dimensão na que acredito na capacidade do Internacional marcar um gol na casa do adversário. Caso ocorra ambos os casos simultaneamente, o apito final em La Plata transmitirá a certeza da presença de um clube brasileiro na final da competição.

Universidad de Chile (70%) e Flamengo (30%). O resultado obtido no Maracanã dá ao time da casa a significativa vantagem de poder se dar ao luxo de jogar no contra-ataque. Acontece que é exatamente aí que as coisas poderiam se complicar para La U, pois caso o Flamengo faça 1a0, jogará todas as suas forças pelo que seria um hipotético gol da classificação. Acontece que, nos outros 3 encontros entre essas duas equipes esse ano, em todos eles quem saiu na frente foi o clube de Santiago. As declarações do treinador chileno criticando de forma pejorativa o time adversário pode ser a motivação que o rubro-negro precisava. Resta saber como isso será tratado no plantel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário