terça-feira, 4 de maio de 2010

Considerações Finais Do Estadual RJ

Foi realizada ontem a premiação referente ao Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, vencido pelo Botafogo de Futebol e Regatas, campeão de ambos os turnos. E, não por acaso, foi o Glorioso o clube com maior número de troféus. A seleção da competição é composta por: Jéfferson (Botafogo); Leonardo Moura (Flamengo), Fábio Ferreira (Botafogo), Thiago Martinelli (Vasco) e Marcelo Cordeiro (Botafogo); Leandro Guerreiro (Botafogo), Willians (Flamengo), Dario Conca (Fluminense) e Philipe Coutinho (Vasco); Germán Herrera (Botafogo) e Vágner Love (Flamengo). Técnico: Joel Santana (Botafogo).

O goleiro Jéfferson foi nomeado craque do Carioca 2010. O atleta alvinegro teve grande regularidade ao longo do torneio, tendo somado grandes atuações nos 4 jogos decisivos (semifinais e finais de turno). Na final da Taça Rio, defendeu pênalti de Adriano quando a partida estava 2a1 para o Botafogo.


Jéfferson posa com o troféu de craque do campeonato: soberbas atuações foram decisivas.

Já era esperado que o Botafogo dominaria a lista, que acabou contando integralmente com jogadores de clubes que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro, competição que terá início nesse final-de-semana. Porém, sente-se a falta do nome do atacante uruguaio "Loco" Abreu, que anotou gols importantes na campanha vitoriosa, tendo marcado gol tanto na final da Taça Guanabara (2a0 sobre o Vasco) quanto na da Taça Rio (2a1 sobre o Flamengo).

Outro premiado foi o jovem atacante Caio, de 21 anos, considerado por alguns como "talismã". Foi na maioria das vezes reserva, mas em diversas oportunidades entrou em campo para simplesmente mudar o curso da partida e dar a vitória ao alvinegro de General Severiano. O promissor atleta recebeu o troféu de "revelação".

Rebaixamento.

Coloca-se aqui uma crítica ao regulamento da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). Após o término de ambos os turnos, a equipe do Tigres do Brasil teve a pior campanha na soma dos resultados dos 15 jogos de 1ª fase e foi despromovido para a divisão inferior. A segunda pior campanha - que também acarreta rebaixamento - foi da equipe do Resende. Porém, devido à igualdade no número de pontos (a desvantagem da equipe do Resende era em relação ao saldo de gols), foi realizado um triangular final com a participação das outras duas equipes de pontuação idêntica ao Resende: o Friburguense e o Duque de Caxias. Nesse triangular final, Resende e Friburguense tiveram o mesmo número de pontos, mas o Frizão obteve um gol a menos no saldo. Por esse 1 gol de diferença, a equipe de Nova Friburgo retorna para a 2ª divisão do estadual após 13 anos. Perguntamos: se é para rebaixar devido ao saldo de gols, por que não foi feito isso antes, isto é, pra que esse triangular final?

Vida que segue. Mas é bom atentar para o regulamento, pois não é nada interessante que um rebaixamento possa se dar, novamente, num cenário como esse.

Parabéns ao campeão Botafogo de Futebol e Regatas! No Rio de Janeiro, não teve pra ninguém! E pensar que o time era o mais desacreditado dentre os 4 mais tradicionais, principalmente após sofrer, na 3ª rodada da Taça Guanabara, uma goleada por 6a0 dentro do Engenhão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário