terça-feira, 11 de maio de 2010

Para Dunga, Mais Vale Um Penta Na Mão Do Que Um Ganso Voando

Os brasileiros comemoraram, em 2007, o título da Copa América. Era uma seleção recheada de volantes mas que chegou na final da competição e goleou a Argentina. E isso ficou registrado.

Os brasileiros comemoraram, em 2009, o título na Copa das Confederações. Ignoraram o fato de passarmos sufoco diante de Egito, África do Sul e Estados Unidos, mas rolou uma goleada sobre a Itália e o troféu de campeão. E isso ficou registrado.

Os brasileiros comemoraram, ao longo das Eliminatórias, o sucesso de uma campanha que nos classificou para a Copa com 3 rodadas de antecedência. Parece que esquecemos os empates sem gols diante de Colômbia (duas vezes), Bolívia e Venezuela (ambos dentro de casa). Mas a seleção foi líder, quebrou tabu ao vencer Argentina e Uruguai fora de casa. E isso ficou registrado.

Agora pouco, o vitorioso e campeão técnico Dunga anunciou os 23 convocados.

Goleiros

Júlio César (Inter de Milão)
Doni (Roma)
Gomes (Tottenham)

Laterais
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Michel Bastos (Lyon)
Gilberto (Cruzeiro)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Juan (Roma)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

Volantes
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Josué (Wolfsburg)
Kléberson (Flamengo)

Meias
Ramíres (Benfica)
Elano (Galatasaray)
Kaká (Real Madrid)
Júlio Baptista (Roma)

Atacantes
Nilmar (Villarreal)
Grafite (Wolfsburg)
Luís Fabiano (Sevilla)
Robinho (Santos)

Como podemos observar, há na lista dois laterais esquerdos que não atuam na posição: Gilberto é meia esquerda no Cruzeiro e Michel Bastos meia direita no Lyon. Para o meio-campo propriamente dito, foram 8 nomes, e nenhum reserva para o Kaká, que provavelmente será escalado ao lado de 3 volantes, ficando sobrecarregado na função de levar a bola à eventual dupla de ataque. Não foi por falta de opção: Diego, Alex e Ronaldinho estão bem fisicamente. Foi escolha filosófica do treinador. Alguém em sã consciência acha que o pentacampeão Kléberson, reserva no Flamengo, esteja jogando mais bola do que Paulo Henrique Ganso, campeão estadual com o Santos?

Fatores mais extra-campo do que tangentes às quatro linhas fizeram com que Adriano não fosse relacionado, dando a Grafite a chance de disputar o Mundial. Nem irei citar o nome de Neymar, mas pergunta-se: não seria melhor levar o Tardelli? Veremos se Grafite conseguirá escrever seu nome com tinta permanente na história da seleção brasileira.

Acho que, após a divulgação dessa lista, a Copa ficou ainda mais em aberto. Os torcedores que curtiram o desempenho canarinho na Era Dunga devem estar rindo a toa. Resta saber se de alegria pela proximidade de mais uma conquista com esse grupo eficiente ou se de nervoso mesmo. O que ficará registrado?

2 comentários:

  1. O que teremos na Copa do Mundo Africa 2010?

    - Uma seleção sem lateral-esquerdo?
    - uma seleção sem mais que um meia de ligação?
    - uma seleção sem técnico?
    - ou um país sem seleção?

    ResponderExcluir
  2. A resposta positiva para a 3ª pergunta hifenizada acaba contribuindo para que todas as outras sejam afirmativas. Esse "técnico" conseguiu convocar 10 jogadores de meio-campo (Gilberto e Michel Bastos atuam na meiuca por seus clubes) sem que nenhum nome dessa dezena seja um substituto a altura de Kaká.

    ResponderExcluir