quarta-feira, 14 de julho de 2010

Flamengo E Botafogo Fazem O Clássico Dessa Quarta

O grande fluxo de atletas que migram para o exterior e o de novas contratações que são recepcionadas nos times da Série A do Campeonato Brasileiro dificultam os prognósticos para essa que é uma das competições nacionais mais equilibradas do mundo. A janela de transferências de julho vem sendo, de modo geral, menos dolorosa do que nas edições anteriores: há um número considerável de clubes que conseguiram fortalecer o elenco em relação ao primeiro semestre e tendem a subir na tabela de classificação.

Hoje, no retorno pós-pausa pra Copa do Mundo, 7 jogos agitam a 8ª rodada. Um deles será o clássico carioca entre Flamengo e Botafogo, equipes que se habituaram a decidir o Estadual em confrontos diretos.

O rubro-negro da Gávea vive, pra variar, um momento conturbado. Questões de ordem disciplinares com as "estrelas" Adriano (que retorna ao futebol italiano, dessa vez para atuar pela Roma), Vágner Love (de volta ao CSKA Moscou) e Bruno (na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Minas Gerais) certamente complicaram o clima no clube. Complicaram ao ponto do novo gerente de futebol e ídolo dos flamenguistas, Zico, declarar que "era melhor não ter ganhado o Brasileiro do ano passado" do que vivenciar esse cenário atual que se instalou na instituição.

O alvinegro de General Severiano, por sua vez, comemora os retornos de Maicosuel (ex-Hoffenheim) e Jóbson (ex-Brasiliense), que volta aos gramados após 7 meses sem atuar em partidas oficiais, devido a uma suspensão por flagrante em exame anti-dopagem. Joel Santana tem o time pronto para a partida, com a única dúvida ficando em relação a quem formará a dupla de ataque com Caio: Herrera fará testes no vestiário para verificar se está recuperado de uma virose e Jóbson aguarda o resultado para ver se inicia a partida na condição de titular ou de suplente do camisa 17. O atacante uruguaio Sebastián "El Loco" Abreu, 4º colocado com a Celeste na Copa do Mundo 2010, é desfalque certo.

Veja um esboço das escalações dessa partida que se aproxima.

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, David (Welinton), Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Corrêa (Rômulo), Kléberson e Petkovic; Vinícius Pacheco e Diego Maurício. Técnico: Rogério Lourenço.

BOTAFOGO: Jéfferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro; Caio e Herrera (Jóbson). Técnico: Joel Santana.

Há um tabu para cada lado dentro de campo hoje. O Botafogo não vence o Flamengo em jogo de Campeonato Brasileiro há 10 anos: foram 7 empates em 14 jogos no período. Porém, no ano de 2010 as equipes duelaram 3 vezes em jogos válidos pelo Estadual, com duas vitórias alvinegras e um empate. Teremos algum dos tabus sendo quebrado hoje? Ou essas equipes, tão acostumadas a empatarem quando se encontram, conhecerão um novo 2a2, digo, um novo empate?


O estádio Jornalista Mário Filho, futuro palco da final da Copa do Mundo de 2014, recebe o clássico carioca entre Flamengo e Botafogo, hoje, às 21 horas, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário