quarta-feira, 14 de julho de 2010

O retorno da Batalha pelo País


Para muitos, desastrosa. Para alguns, salvadora.

A parada do Brasileirão para a Copa do Mundo causou polêmica, discussão e agrado para os times.

O fato é que ela acabou, e agora não haverão mais paradas para salvar campanhas até aqui lamentáveis ou para esfriar campanhas vitoriosas até a 7ª rodada. E a partir desta noite veremos quem aproveitou os 40 dias para se acertar, e continuar na briga para se tornar o maior clube do país, ou quem mesmo com a parada, não achou o caminho correto e caminhará amargamente rodada a rodada brigando por posições menos vergonhosas.

E o campeonato se ergue como outro a partir desta 8ª rodada. Novos nomes, saídas, transferências, dão suspiros de esperança para a grande maioria dos clubes. Até o momento foram 7 trocas de treinadores e 86 de jogadores. Só se pode dizer que um novo Brasileirão tem início.

Acompanhe as principais movimentações até o início da Oitava rodada e confira os times bases que voltam a campo a partir de hoje :

ATLÉTICO GO - Com a saída de Geninho (até agora sem clube), e 7 contratações, principalmente na defesa, o time tenta novos ânimos para sair da lanterna do campeonato. Com apenas a vitória improvável de 2 x 1 sobre o Cruzeiro na 7ª rodada, o time amarga 5 derrotas e sabe que precisa acordar logo para não correr atrás do prejuízo logo mais a frente.

Destaques para as chegadas do zagueiro Paulo Henrique (SANTOS) e do meia William (GOIÁS).

Time Base : Márcio, Márcio Gabriel, GIlson , Jairo e Chiquinho, Agenor, Pituca, Robston e Keninha, Rodrigo Tiuí e Marcão.

ATLÉTICO MG - Outras 7 contratações agitaram o Galo. Uma das torcidas mais esperançosas é a de Minas Gerais, após as chegadas de Daniel Carvalho (CSKA) , Fábio Costa (SANTOS) e Diego Souza (PALMEIRAS). E não podia se esperar menos, pois o time também está na zona de rebaixamento, na 17ª posição. Com a pior defesa do campeonato, o Galo vem pra crescer e honrar sua tradição a partir dessa quinta.
Destaques : Além dos citados , o lateral Fernandinho (CRUZEIRO) e o meia Edison Méndez (LDU).
Time Base : Fábio Costa, Diego Macedo, Werley, Jairo Campos, Leandro, Zé Luís, Serginho, Edison Méndez , Diego Souza, DIego Tardelli e Daniel Carvalho.

ATLÉTICO PR - 13 Contratações. Mais que um time inteiro foi a quantidade de jogadores contratada pelo furacão para tentar sair da porta da zona de rebaixamento. Entre jogadores trazidos do interior de SP, de times sulamericanos e times europeus, a grande aposta é o atacante Guerrón (GETAFE) e o volante Oberdan (BRAGA). 4 jogadores de defesa foram trazidos para reforçar a segunda pior defesa do campeonato.
Destaques : O zagueiro Gustavo (VITÓRIA DE GUIMARÃES) e o meia Iván González (CERRO PORTEÑO) também reforçam o elenco reforçado do time paranaense.
Time Base : Neto, Wagner Diniz, Manoel, Rodolfo, Márcio Azevedo, Chico, Olberdam, Branquinho, Paulo Baier, Guerrón e Alex Mineiro.

AVAÍ : O time da ressacada parece satisfeito com a campanha que até agora o leva para a 13ª posição na tabela. Contratou apenas o lateral direito Eltinho (INTER) e substituiu o técnico Péricles Chamusca, que foi para o Qatar, trazendo para seu lugar Antônio Lopes.

Time Base: Zé Carlos, Patrick, Gabriel, Emerson , Pará, Marcinho Guerreiro, Rudnei, Davi, Rivaldo, Roberto e Leonardo.


BOTAFOGO: Também apostando na força do elenco atual, a diretoria da Estrela Solitária aposta numa das contratações mais badaladas e comemoradas da temporada : Maicosuel que volta do Hoffenheim. Cedendo apenas o Zagueiro Wellington ao Cruzeiro, o Botafogo aproveita o elenco campeão carioca, e o retorno do empolgado Loco Abreu após sua campanha com o Uruguai na copa para subir na tabela, deixando a 9ª posição.

Time Base: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira, Alessandro, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Maicosuel e Marcelo Cordeiro, Herrera e Loco Abreu.


CEARÁ : Ser a sensação do Campeonato antes da parada da Copa, custou ao Ceará o assédio e a proposta irrecusável de PC Gusmão que se transferiu para o Vasco. Mas o vice-líder repôs rápido outro treinador de mesmo nível :Estevam Soares, para continuar o grande trabalho do clube cearense. A melhor defesa do campeonato (APENAS 1 GOL SOFRIDO EM 7 JOGOS) volta do descanso pra continuar a garantir as vitórias e a surpreendente briga pelo título.

Destaques : Ainda vem o meia Camilo (SANTO ANDRÉ) o zagueiro Erivélton (SERTÃOZINHO - SP) e o goleiro Dionatan (FERROVIÁRIO) para compor o elenco de reforços.

Time Base: Diego, Oziel, Anderson, Fabrício e Ernandes, Michel , Eleno, João Marcos e Geraldo, Misael e Washington.


CORINTHIANS: Um otimismo sob a sombra de uma pressão cerca o Timão. Enquanto a torcida acredita no título brasileiro, sabe que só resta isso para honrar o ano do centenário. Após algumas dispensas e a possível saída de Chicão para o Sporting, a diretoria trouxe apenas o contestado Bobadilla (INDEPENDIENTE). Ainda com Ronaldo sendo uma incógnita e com sondagens sobre Jorge Henrique e Elias, o Timão luta para permanecer no topo, lugar onde esteve com folga mas que permitiu a chegada de outros concorrentes. Abre o olho Timão.

Time Base: Bobadilla, Alessandro, Chicão e William, Roberto Carlos, Ralf, Elias, Bruno César e Danilo, Dentinho e Ronaldo.


CRUZEIRO : A raposa também se mostrou insatisfeita com as primeiras rodadas realizadas e tratou de contratar. Cuca chegou pra substituir Adílson Batista. mais 6 reforços chegaram para reforçar principalmente o ataque, que tem média de aproximadamente 1 gol por jogo apenas.

No entanto, para o time titular provavelmente a única contratação foi o meia Walter Montillo (UNIV. DO CHILE).

Destaques : Vem também o atacante Robert (PALMEIRAS) e o zagueiro Wellington (BOTAFOGO) para compor o elenco mineiro.

Time Base: Fábio, Jhonatan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan, Fabrício, Henrique, Gilberto e Montillo, Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.


FLAMENGO : O FLA trouxe 7 reforços e ainda possui várias especulações. Com o elenco mostrando se superar junto a ausência de Bruno, o time traz o goleiro Vinícius (BOAVISTA) e mais contratações que prometem tirar o time rubro-negro da 9ª posição e levá-lo ao Bicampeonato Brasileiro.

Destaques : Vários brasileiros repatriados, como o experiente Val Baiano (MONTERREY), o zagueiro Jean (FC MOSCOU) e o meia Renato Abreu (AL SHABAB)

Time Base: Marcelo Lomba, Leo Moura, David, Angelim, Juan, Maldonado, Willians, Kléberson, Renato e Petkovic, Val Baiano.


FLUMINENSE: Outro Carioca que vem investindo é o FLU. Ainda negociando o retorno de DECO ao Brasil, o tricolor carioca festeja a contratação de Belletti. Reforços que só acentuam o time carioca como um dos favoritos ao título, podendo alcançar a liderança a qualquer rodada, já que está há apenas 2 pontos do líder Corinthians

Destaques : O retorno de Tartá para as Laranjeiras após o fim de seu empréstimo, e as chegadas de Émerson (AL AIN) e Valencia (ATLÉTICO PR) são os outros reforços do Flu para a continuação do campeonato.

Time Base : Fernando Henrique, Mariano, Gum, André Luís e Carlinhos, Diogo, Diguinho, Marquinho e Conca, Alan e Fred.


GOIÁS: Outro time que está sendo motivo de destaque é o Goiás. Na sétima posição, tem como grande contratação o retorno de Pedrão (AL SHABBAB) ao futebol brasileiro, depois de brilhar pelo Barueri. O time goiano quer continuar sua fase de pedra no sapato dos grande do futebol brasileiro, após 3 vítórias e 1 empate e três derrotas.

Destaques: Além de Pedrão o Goiás traz o volante Carlos Alberto (ATLÉTICO MG)

Time Base : Rodrigo Calaça, Carlos Alberto, Ernando, Augusto, e Jadílson, Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro e Romerito, Everton Santos e Felipe.


GRÊMIO : Sempre forte, sempre favorito. O tricolor Gaúcho está na 12ª posição mas indica esse desempenho ao fato de disputar a Copa do Brasil até suas fases finais. Agora totalmente dedicado ao Brasileirão o Grêmio promete arrancar. E pra isso trouxe André Lima (FLUMINENSE) pra reforçar o bom ataque gaúcho. Sempre apostando no poder do Olímpico, onde dificilmente é batido, e contando com boas atuações fora de casa, que vem sendo sua marca nos últimos anos, motivação e superação são as palavras de ordem em Porto Alegre.

Destaques : Também chegam o lateral Uendel (AVAÍ) e o zagueiro Patrick Borges (PELOTAS)

Time Base: Victor, Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Neuton, Rochemback, Adílson, Leandro e Douglas, Jonas e Borges.


GRÊMIO PRUDENTE : O polêmico time Prudentino continua seu inferno astral no campeonato. Está na zona de rebaixamento, a 1 ponto da lanterna, e mesmo assim só fez 1 contratação. Embora boa. Vem o Atacante Geovane (MOGI MIRIM). Mesmo assim, o time terá que jogar o que não jogou até o momento se quiser voar ares mais altos no campeonato.

Time Base: Márcio, Paulão, Leonardo e Diego, Sasha, Rodrigo Mancha, Anderson, Wesley, e Marcelo Oliveira, Flavinho e Henrique Dias


GUARANI : O bugre de Campinas, também foi uma das sensações das primeiras rodadas. Jogando muito contra times fortes e arrancando pontos importantes, o time paulista está na quinta posição e assustando muito time grande por aí. De contratação, nada de muito badalado, mas boas peças de elenco, já que o time campineiro continua apostando na boa fase do jovem Mazzola.

Destaques : Foram contratados o lateral Apodi (BAHIA) e o atacante Geovane (GRÊMIO PRUDENTE)

Time Base : Juliano, Rodrigo Heffner, Fabão, Aílson, e Márcio Careca, Renan, Paulo Roberto, Baiano e Preto, Mazzola e Roger.


INTERNACIONAL : Tudo ou nada. É a frase que define a parada do Inter. Fez as contratações mais comentadas da parada do campeonato. Repatriou bons jogadores que vão se juntar a um já forte elenco. E pra encabeçar a lista dos reforços vem Rafael Sóbis (AL JAZIRA). Como o colorado só pensa em Libertadores, o talismã Sóbis , líder da campanha vitoriosa do Inter na competição é a grande esperança colorada.

Destaques: Mas ainda vem por aí Tinga (BORUSSIA DORTMUND), Renan (VALENCIA), Leonardo (OLYMPIAKOS) e o técnico Celso Roth (VASCO).....é brincadeira?

Time Base : Abbodanzieri, Nei, Bolívar, Índio e Kléber, Sandro, Tinga, Guinazu, Dalessandro, Rafael Sóbis e Alecsandro.


PALMEIRAS : O alvi-verde volta forte para o campeonato. E traz no bolso ninguém menos como Felipão, como o grande nome neste segundo semestre. O treinador ainda cobiçado nos bastidores da CBF, tem uma missão não muito fácil. Resolver problemas tanto dentro de campo, quanto com relação entre o time e a torcida, ainda abalada após recentes brigas. E para resolver o problema do ataque palestrino, a diretoria trouxe Kléber Gladiador (CRUZEIRO) como o principal reforço dentro de campo.

Destaques : A contratação do bom volante Tinga (Ponte Preta) e do atacante Tadeu (Prudente) trazem ao Palmeiras novo gás e uma nova motivação.

Time Base: Marcos, Vítor, Maurício Ramos, Danilo e Armero, Pierre, Márcio Araújo, Lincoln e Cleiton Xavier, Kléber e Éwerthon.


SANTOS : O time da baixada, grande destaque nacional no primeiro semestre, provavelmente é o que mais sofrerá com essa parada, e em seguida a janela de transferências. Robinho voltou, mas pediu descanso, dificilmente continua no Peixe. André, embora já esteja vendido, ainda jogará até o fim da Copa do Brasil. Neymar e Ganso estão terrivelmente visados. Mas a diretoria trabalhou bem e trouxe Keirrisson (BARCELONA) para repor o ataque santista.

Destaques : Também vem o bom Tiago Luís (UNIÃO LEIRIA) para continuar o bom trabalho do ataque santista.

TIME BASE : Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo, Arouca, Wesley, Marquinhos e PH Ganso, Neymar e Keirrisson.


SÃO PAULO: Enquanto muitos voltam para o Brasileiro, a palavra de destaque no São Paulo é Libertadores. E só. O clima da batalha contra o Inter não deixa a torcida ou os jogadores pensarem nos próximos desafios pelo nacional. De reforços, apenas o zagueiro Samuel (JOINVILLE). O retorno de Cicinho para o exterior e a saída de Léo Lima podem ser preocupantes.

Time Base: Rogério Ceni, Jean, Miranda, Alex Silva, Jr. César, Hernanes, Rodrigo Souto, Richarlyson, Marlos, Dagoberto e Fernandão.


VASCO : O torcedor de São Januário também nao gostou de seus primeiros jogos. Também pudera, não tem como gostar. APENAS 1 VITÓRIA? E sobre o time reserva do Inter.E por isso a diretoria trouxe 7 reforços. Encabeçados pelo excelente Zé Roberto (SCHALKE 04), . Ainda estamos com o pé atrás, mas vale a pena ver como o time vai se portar a partir de agora. É uma boa aposta de subida.

Destaques : Também vieram Éder Luís (BENFICA), Nunes (Santo André) e outros repatriados que podem somar bem ao elenco.

Time Base : Fernando Prass, Dedé, Fernando e Thiago Martinelli, Irrázabal, Rafael Carioca, Nilton, Felipe, Ramón, Zé Roberto e Zé Luís.


VITÓRIA: O time baiano tem a dura missão, junto com o Ceará, de representar o Nordeste na competição. Mesmo assim prefere adiar essa missão. Apenas a Copa do Brasil interessa ao Vitória. A esperada Final contra o Santos está mexendo com os nervos baianos, que só darão atenção ao campeonato após a decisão. Nenhuma contratação de peso. O elenco está praticamente fechado, apenas peças para reposição.

Time Base : Viáfara, Nino, Wallace, Reniê e Egídio, Vanderson, Neto, Bida e Lenílson, Soares e Júnior.





Nenhum comentário:

Postar um comentário