segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jogão De Bola No 1a1 Do Clássico Vovô

Botafogo e Fluminense se encontraram pela terceira vez em 2010 e fizeram outro grande jogo de futebol. Se pela Taça Rio cada equipe ganhou em uma oportunidade, dessa vez o "Clássico Vovô" terminou empatado, em partida repleta de alternativas e que contou com um segundo tempo espetacular.

Antes de a bola rolar pela 11ª rodada da Série A 2010, a torcida botafoguense já festejava: o meia Maicosuel, que teve boa passagem pelo clube no primeiro semestre de 2009, foi apresentado oficialmente como principal reforço alvinegro para a continuidade do Brasileiro, vindo do Hoffeinheim em transação milionária.

A torcida tricolor assistia a estréia de Juliano Belletti (escalado no meio-campo) e de Emerson "Sheik" (vestindo a camisa 10), além de vibrar com a permanência de Muricy Ramalho, que não foi liberado pelo presidente Roberto Horcades para poder servir a seleção brasileira.

Com bola rolando, a primeira etapa foi apenas o aperitivo do grande jogo que viria pela frente. O líder Fluminense até conseguia uma ou outra jogada, mas a equipe mais incisiva era a do Botafogo que, mesmo jogando com três volantes, atacava em bloco e colocava a defesa adversária na roda.

A equipe da casa se impunha e obrigava o goleiro Fernando Henrique a mostrar serviço, fazendo intervenções em bolas cruzadas e em chutes que tinham o endereço da rede. A melhor chance tricolor aconteceu aos 42 minutos, quando Darío Conca acionou Carlinhos em contra-ataque veloz e o lateral esquerdo chutou rasteiro, cruzado, perto da trave esquerda do goleiro Jéfferson. 2 minutos depois, o alvinegro respondeu à altura: Germán Herrera deu uma meia-lua em André Luiz, chutou cruzado e Diogo tentou afastar mas acabou desviando para trás, com Fernando Henrique evitando mais uma vez que o placar fosse inaugurado.

Segunda etapa tem de tudo: gols, grandes defesas, confusões, expulsões, contusões

Sem substituições no intervalo, a grande mudança vista na volta dos vestiários foi a atitude dos jogadores tricolores, que partiram para o ataque. Fred desperdiçou uma chance aos 2 minutos e Conca, em jogada individual, também esteve perto de marcar.

Com 10 minutos, Somália avançou e chutou de fora: a bola veio forte, quicando, mas Fernando Henrique conseguiu mandar para escanteio. No minuto seguinte, a arbitragem de Rodrigo Nunes de Sá anulou jogada legal do Botafogo, que levaria grande perigo quando chegou aos pés de Marcelo Cordeiro, para revolta dos botafoguenses.

Aos 15', Emerson apareceu em boas condições e desviou de Jéfferson, mandando para fora com grande perigo. Na cobrança do tiro-de-meta, a bola foi direto para o ataque tricolor, que dessa vez não desperdiçou: Fred serviu Emerson, que driblou Jéfferson e completou para fazer 1a0.

Pouco depois do gol, Fred deixaria o campo contundido, dando lugar para Alan. Após o jogo, a informação é de que o camisa 9 tricolor ficará por cerca de 20 dias em recuperação da lesão na panturrilha.

A partida, que já tinha várias fagulhas, passou a pegar fogo: Somália e Emerson se estranharam, "trocaram gentilezas", e receberam cartão amarelo em confusão onde até o técnico Muricy Ramalho acabou se envolvendo na tentativa de acalmar os ânimos dos atletas.

Pouco depois da primeira confusão, Mariano e Marcelo Cordeiro também se estranharam e o lateral tricolor empurrou o botafoguense pelo pescoço, em acintosa agressão: o cartão amarelo ficou gratuito para o jogador do Fluminense.

Com Caio no lugar de Fahel e Renato Cajá na vaga de Lúcio Flávio, o Botafogo chegou ao empate: Renato se livrou da marcação pela esquerda e alçou na área. Edno fez o movimento de cabeceio e viu a bola passar por Fernando Henrique para deixar tudo igual.

A partir daí, o controle da partida era totalmente alvinegro: Fernando Henrique fez defesa sensacional com o pé direito para evitar a virada em chute de Edno e, em outro lance, contou com a sorte ao ver o cabeceio de Antônio Carlos parar na trave. Aos 38', porém, o Flu viu-se perto de marcar o segundo gol, mas o cabeceio acertou a trave direita de Jéfferson.

Com 40 minutos, Thiaguinho, ex-Botafogo, foi expulso após ter agressão flagrada, empurrando Marcelo Cordeiro no rosto. A desvantagem numérica tricolor não demorou mais que dois minutos, quando Somália recebeu o segundo amarelo e também deixou o gramado. Mais três minutos passados e novo botafoguense recebeu cartão vermelho pelo segundo amarelo: o zagueiro Danny Moraes. Na cobrança de falta, Marquinho conseguiu tirar da barreira mas não do goleiro Jéfferson, que defendeu bonito, evitando uma derrota que não seria condizente com o desenho do jogo.

Esse resultado, combinado com os outros jogos da rodada, tirou o Fluminense da liderança da competição e colocou o Botafogo na zona de rebaixamento. No sábado, os comandados de Muricy Ramalho receberão o Atlético Paranaense. No dia seguinte, o Botafogo vai ao Barradão para jogar com o Vitória, no que pode ser a reestréia de Maicosuel.

Minutos antes do clássico rolar, Maicosuel é apresentado e pode estrear na próxima rodada.

Outros jogos

Sábado: Avaí 0a0 Atlético/MG, Vasco 2a0 Atlético/GO e Grêmio Prudente 0a0 Vitória.
Domingo: Santos 1a0 São Paulo, Cruzeiro 2a2 Grêmio, Internacional 1a0 Flamengo, Goiás 0a2 Atlético/PR, Ceará 0a0 Palmeiras e Corinthians 3a1 Guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário