sexta-feira, 15 de abril de 2011

4 Jogos, 3 Campeonatos, 2 Times: Barcelona E Real Madrid


Respeitável público boleiro, atenção: entre os dias 16 de abril e 3 de maio de 2011, uma conspiração dos deuses do futebol proporcionou um momento raro para os amantes desse esporte. Estou falando do clássico entre Barcelona e Real Madrid, que no período supracitado será disputado não uma, não duas, não três, mas quatro vezes.

A primeira dessas quatro partidas envolvendo as duas maiores forças espanholas (ou espanhola e catalã, se preferir) - e também duas das maiores forças européias e mundiais - acontece nesse sábado. O jogo será disputado no estádio Santiago Bernabéu, terreno onde em 15 partidas de Campeonato Espanhol, o Real Madrid venceu 14 e perdeu somente uma (para o Sporting Gijón). Se o desempenho dos merengues dentro de casa é formidável, o que dizer da performance do Barcelona enquanto visitante? São 13 vitórias e 2 empates nos 15 jogos de Campeonato Espanhol fora do Camp Nou. A distância entre o líder Barça e o vice-líder Real está em 8 pontos, faltando 7 rodadas para o desfecho da competição. Portanto, não é leviano declarar que, se o Real Madrid quiser manter a disputa pelo título em aberto, só tem uma coisa a fazer: vencer.

Apenas quatro dias depois teremos o segundo dos quatro jogos. E a partida vale troféu: o vencedor do duelo de quarta-feira no estádio Mestalla, em Valência, será o mais novo campeão da Copa do Rei. Muitos podem alegar que é uma competição menos importante que o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões da Europa. E eu concordo. Mas quando há uma final entre Barcelona e Real Madrid, pode ter certeza de que o ímpeto pela conquista aumenta em proporções inimagináveis. Afinal, não é todo dia que essas potências se enfrentam numa final.

Uma semaninha depois da decisão da Copa do Rei, começa o duelo entre Barcelona e Real Madrid pela semifinal na mais importante competição de clubes europeus: a Liga dos Campeões. Na edição passada, Josep Guardiola e José Mourinho (então na Internazionale) se enfrentaram exatamente na fase semifinal, com vantagem para o português, que avançou com o "Nerazzurri" após dois jogos de arbitragem polêmica. Por sinal, o triunfo em San Siro (3a1, com direito a gol impedido de Diego Milito e pênalti negado a favor do Barcelona) foi o único de Mourinho sobre Guardiola. No duelo mais recente, o Barça de Pep deu de 5a0 no Real de José.

Pra fechar com chave-de-ouro, na terça-feira seguinte tem a partida de volta, que decidirá um dos finalistas da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2010-1. O jogo será disputado no estádio Camp Nou, palco daquele 5a0 Barcelona.

A dica que dou é a seguinte: assista todos os quatro duelos. E, desde já, agradeça aos deuses do futebol por esse presentaço em dose quádrupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário