quinta-feira, 7 de abril de 2011

Com Show De Aimar, Benfica Ganha Na Boa Em Lisboa

A torcida benfiquista precisava festejar. Ainda mais levando-se em consideração que o Porto comemorou o título antecipado no Campeonato Português com uma vitória em pleno estádio da Luz. E, para brindar o público eufórico que tomava conta das arquibancadas, os comandados de Jorge Jesus contaram com atuação maiúscula do excelente meia argentino Pablo Aimar para conquistar um resultado que deixa a classificação para a fase semifinal muito bem encaminhada: o PSV só reverterá a situação com vitória por 3a0 ou por pelo menos 4 gols de diferença.

O jogo (confira como foi a transmissão da partida em tempo real)

O PSV foi a campo com uma proposta interessante, bem característica do futebol holandês: trabalhar a posse de bola com passes rasteiros e ir envolvendo o adversário. E isso aumenta os méritos do Benfica na partida: adiantando a marcação de forma a preencher a intermediária ofensiva com um número de jogadores que sufocava a saída de bola adversária e trazendo a própria linha de defesa para bem próximo da fronteira do meio-campo, o time da casa conseguia somar diversas recuperações na posse de bola, muitas delas já numa área perigosa. Foi assim que o goleiro sueco Andreas Isaksson teve de mostrar serviço mais como um líbero do que como um arqueiro, ajudando uma defesa que ficava muitas vezes em apuros.

Os argentinos Pablo Cesar Aimar, Javier Pedro Saviola e Eduardo Salvio finalizaram cada qual uma vez no início de partida, com a melhor delas sendo justamente a primeira: aos 6 minutos, Pablo Aimar recebeu na área, fez bonito movimento para enganar a marcação e chutou na trave direita. Após tamanha pressão sofrida nos minutos iniciais, a equipe visitante conseguiu escapolir e também levar perigo. O atalho era pelo flanco esquerdo, contando com o apoio do húngaro Balázs Dzsudzsák. Aos 19 minutos, Dzsudzsák cruzou da esquerda e o atacante sueco Marcus Berg se desvencilhou do zagueiro Jardel Vieira para cabecear, mandando perto da trave direita. Seis minutos depois, o mesmo Dzsudzsák voltou a realizar cruzamento a partir do lado esquerdo, a bola atravessou a área e ninguém conseguiu completar o lance.

Parece que o Benfica precisava daqueles sustos para retomar o controle da partida. Com o lateral-esquerdo Fábio Coentrão saindo mais para o jogo e se apresentando inclusive pela faixa central do gramado, a equipe foi criando chance atrás de chance. Até que aos 36 minutos o placar foi finalmente aberto: Coentrão passou para Nicolas Gaitán e o camisa 20 cruzou rasteiro. O atacante paraguaio Óscar Cardozo não acertou a finalização mas possibilitou uma sobra de bola que caiu nos pés da fera e Pablo Aimar não desperdiçou, chutando rasteiro e colocando pra dentro. 1a0.

Os cantos da torcida empurravam o time em direção ao 2º gol. Não veio aos 40 minutos por pouco: Eduardo Salvio recebeu na esquerda, cortou a marcação entrando na área mas chutou por cima. Mas veio aos 44, com o próprio Eduardo Salvio: Coentrão levou vantagem pela esquerda, tocou rasteiro e Salvio se virou bem para completar com um toque de letra. 2a0 no placar.

O primeiro tempo terminou com os gols de Aimar e Salvio e a segunda etapa iniciou com esses mesmos jogadores embalando o Benfica para ampliar a vantagem. Aos 3 minutos, Pablo Aimar distribiuiu jogo na esquerda com Nico Gaitán, veio o cruzamento e Cardozo chutou por cima. Dois minutos depois, saiu o 3º gol benfiquista: Eduardo Salvio escapou de Erik Pieters na base da sorte e do brasileiro Marcelo Guedes na basa de habilidade, chutou cruzado e colocou no canto direito. 3a0 no placar e tome festa na Luz.

O PSV já não sabia mais o que fazer para dar algum tipo de resposta eficaz à superioridade do Benfica na partida. Aos 7 minutos, Otman Bakkal tentou de longa distância, mas o goleiro espanhol Roberto Jiménez segurou. Aos 12, mais próximo da baliza, Berg preparava para a finalização mas teve a bola interceptada pelo zagueiro brasileiro Luisão, que agiu no tempo certo para evitar o remate. Com 19 minutos, o PSV ficou muito perto do seu 1º gol: Roberto Jiménez salvou finalização e, no rebote, Jeremain Lens pegou de bicicleta mandando pertinho do poste direito, quase marcando um golaço. No minuto seguinte, o Benfica respondeu com chute de Cardozo, espalmado por Isaksson em defesa difícil.

Fred Rutten não queria mais saber de esperar e convidou seu time a atacar: aos 26 minutos, trocou Pieters (que recebeu um cartão amarelo que o suspende do jogo em Eindhoven) pelo meio-campista belga Stijn Wuytens.

Aos 33, Jorge Jesus promoveu uma dupla troca: o argentino Gaitán pelo compatriota Franco Jara e o também "hermano" Aimar (o nome do jogo) por César Peixoto (opa, há portugueses no time lusitano). Também aos 33 minutos, Rutten mandou a campo Zakaria Labyad no lugar de Berg, que já deu (aliás, não deu) o que tinha que dar. E veja o que aprontou o jovem de 18 anos que acabara de entrar...
A força do destino! Gol do PSV! Labyad! Acabou de pisar no gramado!

Lens chuta cruzado da esquerda, Roberto solta pra zona perigosa e Labyad chega antes de Coentrão para empurrar a bola pra rede. PSV vivo!
Foi com essas "tuitadas" que transmitimos o gol do PSV, dando novo ânimo para a partida. Os benfiquistas pareceram sentir que a grandiosa vantagem de 3a0, de uma hora pra outra, tornou-se um perigoso placar de 3a1: mantido o resultado, "bastaria" ao PSV uma vitória por 2a0 na Holanda. Então, o time da casa tentou recolocar-se no ataque. Sem Aimar em campo, a tarefa ficou visivelmente dificultada. De quebra, Cardozo tinha atuação ruim. A solução do treinador foi trocar o paraguaio pelo meio-campista brasileiro Felipe Menezes, apostando na capacidade de definição de Saviola e ganhando mais uma opção no setor de criação. O prêmio veio no apagar das luzes: aos 48 minutos, o uruguaio Maximiliano Pereira se apresentou pela direita (cabe abrir um parêntese para dizer que estava em posição irregular, apesar de a arbitragem italiana chefiada pelo árbitro Paolo Tagliavento nada assinalar), fintou a marcação ganhando espaço, tocou em Saviola e o argentino, simples e rápido, girou e chutou firme, alto, estufando a rede. 4a1 Benfica e fim de papo em Lisboa.

Mesmo que o Benfica eventualmente caia de rendimento na partida de volta, o PSV Eindhoven terá de jogar muito mais do que o apresentado em Lisboa para ter alguma chance de avançar na competição.

Outros resultados

Porto 5a1 Spartak Moscou
Dynamo de Kiev 1a1 Braga
Villarreal 5a1 Twente

2 comentários:

  1. Belo resultado para o benfica, os times de portugal vão muito bem na uefa europa legue o Braga empato fora de casa 1 á 1 o Benfica ganho e jogou muito e o Porto nem se fala é isso ai pessoal pra nóis brasileiros é muito bom ver times de Portugual assim.
    abraços ARSENAL GUNNERS BRASIL

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Júnior. Está se desenhando uma semifinal com 3 equipes portuguesas (e muitos brasileiros nelas).

    Abraços.

    ResponderExcluir