quarta-feira, 27 de abril de 2011

Além Do Horizonte Existe O Ceará

O Flamengo foi ao estado do Ceará pela segunda vez nessa Copa do Brasil (havia enfrentado o Fortaleza) e saiu de lá sabendo que irá retornar para aquela unidade da federação: com a vitória por 3a0 sobre o Horizonte, o Rubro-negro terá pela frente na fase quartas-de-final o Ceará.

O jogo

Desfalcado de Leonardo Moura, Maldonado e Ronaldinho Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo montou o time sem inventar muito: Galhardo na lateral-direita, Renato ao lado de Willians na proteção à defesa (Rodrigo Alvim na lateral-esquerda) e o argentino Dario Bottinelli auxiliando Thiago Neves na armação de jogadas para a dupla de ataque composta por Deivid e Wanderley. O começo não foi dos melhores para a equipe visitante, que levou alguns sustos e viu o Horizonte esboçar repetir a atuação vista no jogo de ida. Porém, aos 8 minutos Galhardo desceu pela direita, tinha somente a opção de Thiago Neves na grande área e tentou o cruzamento (como ele próprio declarou no intervalo). Só que a tentativa de cruzamento acabou tomando um rumo diferente do planejado e, para alegria do jovem de 19 anos, a bola entrou no canto direito após resvalar no goleiro Alex. 1a0 Flamengo.

O Horizonte tentava reagir e, tal como na partida disputada no Rio de Janeiro, Diego Palhinha e Siloé eram as figuras mais acionadas. Porém, foram finalizações de Renato Abreu, Dario Bottinelli, Wanderley e Deivid os lances que mais chegaram perto de mudar o placar. No segundo tempo, bastaram 3 minutos para que o Flamengo conseguisse o 2º gol e encaminhasse a classificação sem maiores transtornos: Thiago Neves recebeu de Rodrigo Alvim, driblou o zagueiro e, de frente pro gol, serviu Deivid. Sem goleiro fica fácil, e o centroavante empurrou a bola para a baliza que encontrava-se escancarada.

Mesmo diminuindo o ritmo, o Urubu seguia dominando as ações e chegando perto do gol. Aos 21 minutos, uma seqüência bizarra. Vamos por etapas. Primeiro, a bola foi levantada na área do Horizonte e o goleiro Alex se atrapalhou todo, não conseguindo encaixá-la e deixando que ela caísse na grama. Depois, o zagueiro Carlinhos tentou afastar a redonda dali e acabou furando. Com o gol à sua frente, o atacante Wanderley conseguiu chutar a bola para fora, para desespero de Rodrigo Alvim, que estava pronto para empurrá-la pra dentro. Quer dizer, de repente Wanderley evitou que Alvim fosse o próximo a fazer uma lambança naquela interminável jogada.

Não tão bizarro quanto o lance acima citado, aos 28 minutos Deivid desperdiçou uma chance daquelas que atacante nenhum deveria perder: lançado por Thiago Neves, o camisa 9 do Flamengo ficou cara-a-cara com o goleiro. Tinha tempo e espaço para escolher como colocar a bola na rede, mas finalizou mandando à esquerda. Não quero nem imaginar o que ele ouviria da torcida se o Flamengo dependesse daquele gol para buscar a vaga...

Aos 30 minutos, Hércules cometeu uma falta que rendeu-lhe o 2º cartão amarelo, sendo expulso de campo e deixando os donos da casa com um homem a menos. Cinco minutos depois, Willians partiu do campo de defesa, avançou sendo minimamente incomodado, passou em velocidade por um marcador, driblou o goleiro e rolou para a rede. Luxemburgo, diante de cena rara e conhecedor do atleta autor do feito, soltou: "é mentira, isso não está acontecendo", rindo e se divertindo com o lance, numa brincadeira bem-humorada com o volante mais conhecido pelo vigor na marcação do que pela habilidade com a bola nos pés.

O Flamengo agora retorna as atenções ao Estadual: domingo, a partida com o Vasco decide a Taça Rio e, em caso de vitória rubro-negra, põe um ponto final na competição.

Outros resultados

Vasco 0a0 Náutico (3a0 no agregado)
São Paulo 1a0 Goiás (2a0 no agregado)
Grêmio Prudente 1a2 Ceará (2a4 no agregado)

Um comentário:

  1. Depois do gol do Messi a tarde, o do Willians a noite. Surge a pergunta: quem é melhor? Claro que não passa de uma brincadeira! Grande atuação do Flamengo e me impressiona a dedicação e o futebol apresentado por Thiago Neves. Caso o Fla vença o Carioca no domingo, fatalmente ele será escolhido o melhor jogador da competição.

    abraços futebolísticos. www.oscraquesnarede.blogspot.com

    ResponderExcluir