domingo, 3 de abril de 2011

Expulsão Muda Jogo E Vasco Goleia Bangu Com Facilidade

Jogando num estádio de São Januário próximo da lotação, o Vasco da Gama estreou uma camisa que homenageia os indivíduos de fenótipo preto e fez a alegria de seus torcedores com uma goleada por 4a0, reassumindo a liderança no grupo 1 da Taça Rio.

O resultado, construído após a precoce expulsão do volante banguense Raphael Azevedo, poderia ter sido ainda mais elástico não fosse a grande atuação do goleiro Thiago Leal.

O jogo

Com Tiano atuando bem na tarefa de conduzir o Alvirrubro da Zona Oeste ao ataque, o Vasco passou grandes dificuldades no início de partida. Que o diga o goleiro Fernando Prass, que aos 11 minutos teve uma trabalheira danada para não permitir que uma falta cobrada por Tiano atravessasse a linha final: a bola tocou no travessão, no rosto, no peito e nas luvas do goleiro vascaíno antes de sair em escanteio.

O Cruzmaltino respondeu com Felippe Bastos: também de fora da área (mas com bola rolando), o meio-campista chutou com força e precisão, mas Thiago Leal começaria o seu repertório de belas defesas indo ao canto direito para impedir que a redonda entrasse.

Com cada time buscando o gol e proporcionando um jogo bacana de se assistir, quem passou a ser o centro das atenções aos 19 minutos foi um personagem que a gente costuma torcer para que tenha atuação discreta: o árbitro. Mas Grazianni Maciel Rocha, que havia dado um único cartão amarelo no jogo, tratou de punir com o 2º cartão exatamente o mesmo jogador, expulsando Raphael Azevedo e causando reboliço entre os atletas: enquanto vascaínos aplaudiam, banguenses mostravam revolta.

Quem eventualmente procurar pela jogada do segundo amarelo vai ver o braço de Raphael no pescoço do adversário. Questão de critério? Seria, mas o desenrolar do jogo mostrou que não: por pelo menos duas vezes, o atacante Alecsandro também levou o braço ao pescoço de oponentes e adivinhem se recebeu algum cartão...

Motivado pela desvantagem numérica, o treinador Marcão, ex-volante que iniciou e terminou a carreira de jogador no próprio Bangu, trocou Ricardinho por Thiago Galhardo. Mas o Bangu já estava condenado a passar maus bocados em São Januário, ficando sob intensa pressão até o apito final de Grazianni. Antes de sair o 1º gol da partida (do zagueiro Dedé, aos 40 minutos, pegando sobra de bola livre na pequena área), Thiago Leal já havia realizado duas defesaças em finalizações de Éder Luís.

O gol de Éder ficou guardado para o 2º tempo: aos 3 minutos, o atacante chutou forte no canto direito e colocou 2a0 no placar. Enquanto a apatia tomava conta dos comandados de Marcão, o time de Ricardo Gomes voava em campo e, com objetividade e consciência, trocava passes que rotineiramente viravam situações de gol. Principalmente quando a bola passava por Felipe, como aos 27 minutos: o camisa 6 tocou para Bernardo (que entrara no lugar de Diego Souza), e este deu de lado para Alecsandro completar, marcando seu 1º gol com a camisa do Vasco.

A atuação de Felipe era daquelas que merecia um gol. E ele aconteceu dois minutos depois do 3º: aos 30, ele recebeu de Leandro e colocou a bola no canto esquerdo. Colocou. Não dá pra chamar aquilo de chute.

Quem achava que o Vasco diminuiria o ritmo após o 4º gol, bastava ver os goleiros em campo para notar que não: enquanto Fernando Prass era espectador, Thiago Leal seguia agindo de maneira decisiva e evitando o que poderia ter sido a maior goleada do Estadual. O chato disso tudo é que, vendo a atuação do Bangu antes da expulsão, poderíamos ter tido uma partida equilibrada não fosse aquele fatídico segundo cartão amarelo, tal como foram equilibradas as partidas do Bangu diante de Fluminense e Botafogo.

O Vasco, que teve grande atuação ofensiva, chegou ao 4º jogo consecutivo sem levar gol. Terá algo a ver com o fato de ser comandado por um ex-zagueiro? Não sei ao certo, mas cravo aqui que esse menino de 22 anos chamado Ânderson Vital da Silva, mais conhecido como Dedé, tem uma técnica que pode levá-lo à seleção brasileira. Vamos aguardar.

Outros resultados

Sábado

Nova Iguaçu 3a2 Cabofriense
Madureira 2a0 América
Volta Redonda 1a2 Fluminense
Macaé 2a1 Boavista
Duque de Caxias 0a2 Flamengo

Domingo

Americano 0a0 Olaria
Botafogo 1a1 Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário