sábado, 2 de abril de 2011

Na Inglaterra os times da Npower Championship intensificam a briga pelas 3 Vagas que levam a Premier League.

English Premier League, a 1º divisão do campeonato inglês, a quem o português José Mourinho não cansa de declara seu amor... O titulo se encaminha ao Manchester pela 19ª vez, tomando de vez a antiga hegemonia do Liverpool. Depois deste domingo, o Manchester colocou praticamente uma mão na taça. Devido a sua vitória, e o tropeço arsenalista.

Mas no entanto, esse tópico será pra dar destaque a segunda divisão inglesa [Npower Championship], que está em sua reta final para definir os 3 classificados a Premier League 2011/2012. E o campeonato mais badalado do mundo tem uma segunda divisão a altura. Afinal, onde mais você teria um bi-campeão de Liga dos Campeões, o Nottingham Forest, disputando com intensidade a 6º colocação? Isso sem contar no não muito distante vice-campeão da Europa League Middlesbrough em 2006 e o tradicionalíssimo Leeds United. Usando do Mourinho de novo para parafrasear uma frase: "A Inglaterra é especial, não sei dizer porque eu a amo, eu apenas amo".

A reta final da Npower Championship se mostra emocionante, desde já, pela forma que é jogada. Os dois primeiros colocados garantem vaga direto, e o terceiro ao sexto se enfrentam posteriormente em playoffs em busca da terceira e última vaga. Temporada passada, a exemplo tivemos o Blackpool se classificando a 1º divisão depois de terminar a primeira fase na 6º colocação e indo aos playoffs desacreditado e tido como Zebra.

Este ano, o Queen Park Rangers parece já ter encaminhado a volta a elite na terra da rainha. Além de ter 6 pontos de vantagem ao segundo colocado Norwich City, e 10 de vantagem ao 3º Cardiff, o time ainda tem um jogo a menos, a ser travado amanhã dentro dos seus domínios. Abaixo a Classificação completa:


Ainda completam a rodada 39 Queens Park Rangers x Sheffield United e Reading x Preston North End. Ao que parece veremos com certeza o Queen Park Ranger jogando contra Manchester e Arsenal ainda este ano, já pela Premier. Outro que parece estar caminhado a este fato é o Norwich City, time que chama a atenção dos brasileiros por ter um uniforme verde e amarelo, e um canário com símbolo. Observação: o Norwich já era simbolizado pela ave Canário, muito antes da nossa seleção. Teria nossa confederação se inspirado em tal agremiação?

Na disputa pela classificação ainda temos Cardiff City, Swansea City, Reading, Leeds, Forest, Millwall, Burnley. Todos aspirando ao menos os playoffs que podem levar a 3ª e última vaga.

Quanto ao campeonato, assisti hoje a partida entre Leeds x Nottingham Forest, sendo vencida brilhantemente pelo time mandante. No caso, o Leeds 4 x 1, com o Forest deixando sua marca com um golaço marcado por McCleary. O Ledds anotou com Howson, Becchio e Gradel (2x). Bom para o Leeds, que ainda sonha com a classificação sem depender dos playoffs, voltando ao lugar onde se acostumou a brilhar (o Leeds tem 3 títulos de campeonato inglês). Além de um jogo de alto nível e belos gols, ganhei de presente um show da torcida do Leeds cantando "Marching on Together", hino do clube. Sinceramente espero poder ouvir mais vezes esse cântico, sou simpatizante do clube desde que descobri sua ligação e rivalidade contra o Manchester datada da famosa guerra das duas rosas.

E não é só a torcida dos times citados, a Npower Championship costuma encher seus estádios de forma considerável. Parece não muito complicado entender a paixão do Mourinho enfim né? Mas se bem pensado, a possibilidade de continuidade que os técnicos ingleses tem é fora do comum ao restante da Europa.

Um comentário:

  1. Belo tópico!

    Eis uma competição que merece mais espaço, contando com uma gama de ingredientes especiais que foram muito bem analisados aqui.

    Seria fantástico rever o Leeds United na Premiership na próxima temporada. Foi um dos clubes ingleses que mais tive prazer em ver jogar.

    Abraços.

    ResponderExcluir