sábado, 9 de abril de 2011

Se Maltratar A Bola Fosse Crime...

Udinese e Roma atuaram no estádio Communale Friuli e, apesar da partida ter sido quase toda ela de pouquíssima criatividade e jogadas mais elaboradas, o final de jogo foi absolutamente emocionante. Com a vitória por 2a1, os romanos mantém acesa a chama da esperança de disputar a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa: a equipe é 6ª colocada com 53 pontos, ficando 3 pontos atrás da atual 4ª colocada, que é exatamente a Udinese.

O jogo

A grande arrancada que a Udinese conseguiu nas últimas rodadas do Campeonato Italiano aliada ao fato de o time alvinegro contar com alguns jogadores interessantes (como por exemplo o goleador Antonio Di Natale e o habilidoso chileno Alexis Sánchez) me despertaram vontade e curiosidade de ver como atua a equipe comandada por Francesco Guidolin. E o resultado (não do jogo, mas da satisfação daquela curiosidade), foi uma decepção. Talvez muito do (não) apresentado pela Udinese deva-se ao desfalque de Sánchez. Talvez pelo fato de Di Natale ter, aos 26 minutos, solicitado substituição (não foi atendido e permaneceu no campo até o apito final do árbitro Antonio Damato). O fato é que o primeiro tempo foi tão sofrível que o encerramento aos 44 minutos e 59 segundos poupou o telespectador de pelo menos mais um segundo de maus tratos à bola.

Veio a segunda etapa e nenhuma substituição foi realizada no intervalo. Será que Guidolin e Vincenzo Montella estavam gostando do que se passava no gramado? Bem, sem muita coisa sendo criada, a Roma teve a chance de abrir o placar em um pênalti que caiu do céu, pois dado o desenho do lance, o chileno David Pizarro não iria arrumar nada de especial na jogada pelo lado direito no interior da grande área, mas foi derrubado e o árbitro acertou em apontar a penalidade. Na cobrança, Francesco Totti fez valer tudo aquilo que cerca a sua personalidade polêmica e converteu com uma cavadinha no centro do gol. É a arte de fazer de uma simples cobrança de pênalti um belo gol. 1a0 no placar aos 11 minutos do segundo tempo.

A Udinese, que raramente incomodava o goleiro brasileiro Doni, passou a ter maior presença de ataque quando o treinador preparou duas substituições (principalmente após a segunda delas): aos 23 minutos saiu o suíço Almen Abdi (cidadão nascido no Kosovo) para a entrada do colombiano Juan Guillermo Cuadrado Bello e 3 minutos depois entrou o atacante Bernardo Corradi no lugar do argentino Germán Gustavo Denis. Olhando para os jogadores envolvidos nas duas mexidas, saíram um meio-campista e um atacante para a entrada de um defensor e de outro atacante. Mas a disposição e participação do experiente Bernardo Corradi foram determinantes para empurrar o time da casa para o campo ofensivo. E o empate aconteceu aos 42 minutos, quando Corradi ganhou na disputa aérea ajeitando de cabeça e encontrando Di Natale que, aproveitando o espaço concedido por Juan, mostrou oportunismo para empatar a partida.

E a Udinese alcançaria uma incrível virada aos 46 minutos: após bate-rebate, o ganês Kwadwo Asamoah empurrou para dentro. Mas, por ter usado o braço, o lance foi invalidado. Eram prometidos 4 minutos como acréscimo e, pra lá dos 48 minutos, a Roma avançou pela esquerda em cobrança rápida de lateral para o norueguês John Arne Semundseth Riise, que tocou atrás e o capitão Totti, da risca da pequena área, completou pra rede. Foi o último ato de um jogo que melhorou já perto do seu final e que acabou ficando com um gostinho de que, fossem dados mais alguns minutos, teríamos mais bola na rede.
Francesco Totti é abraçado por Daniele De Rossi após o 1º gol, cobrando pênalti com estilo. Camisa 10 romano também faria o 2º, decretando a vitória no finalzinho do jogo.

Outro resultado

Internazionale 2a0 Chievo

Nesse domingo, 8 jogos completam a 32ª rodada

Juventus (7º) e Genoa (12º)
Cagliari (10º) e Brescia (19º)
Bari (20º) e Catania (14º)
Palermo (8º) e Cesena (18º)
Sampdoria (15º) e Lecce (17º)
Bologna (11º) e Napoli (3º)
Lazio (5º) e Parma (16º)
Fiorentina (9º) e Milan (1º)

2 comentários:

  1. Fala, cara!

    Esqueci totalmente do jogo, peguei do segundo tempo pra frente, só descobri depois que o Alexis Sánchez não jogou, um enorme desfalque, ele não é bem um segundo atacante, ao lado do Di Natale, ele é meio que um armador, com ele a Udinese joga meio num 3-5-1-1. E o Totti é monstruoso.

    No contexto geral de todo campeonato, acho que a Lazio merece mais a vaga, embora, se dependesse de mim, tiraria a Inter e classificaria Lazio e Udinese.


    Abraços!
    http://futebolaocuboita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fala, André! Se você pegou a partir do segundo tempo, pode ficar sossegado porque não perdeu praticamente nada. O Sánchez que atuou na Copa pela seleção de Marcelo Bielsa certamente poderia mudar o panorama dessa partida, vamos ver se com ele em campo a Udinese consegue uma vaga na Liga dos Campeões da Europa. Sinceramente, não ponho fé nesse time da Roma, apesar do enorme talento e poder de decisão de Francesco Totti.

    Abraços.

    ResponderExcluir