terça-feira, 19 de abril de 2011

Newcastle E Manchester United Não Saem Do Zero Em St. James' Park

O Newcastle recebeu o atual líder da "Premiership", jogou de igual para igual - isso quando simplesmente não dominou a partida - e saiu de campo com um empate por 0a0 diante de seus torcedores. O resultado não é de todo ruim para o Manchester United, que tem 7 pontos de vantagem (e um jogo a mais) em relação ao Arsenal, maior concorrente ao título. O Newcastle, que aparece em 9º lugar, deverá rumar para o término da competição sem correr riscos de descenso, mantendo-se firme e forte na primeira divisão.

O jogo

Se por um lado o Manchester United teve grande chance de abrir o placar com 1 minuto de jogo (Patrice Evra lançou Wayne Rooney, que centralizou rasteiro para Javier Hernández e o "Chicharito" foi bloqueado pela estupenda intervenção do goleiro holandês Tim Krul), por outro os minutos seguintes foram de total domínio dos donos da casa. Fazendo girar a bola com precisão, velocidade e até certa arte, os comandados de Alan Pardew pareciam enormemente dispostos a quebrar o tabu de 17 jogos sem vencer o Manchester United (oito deles em pleno estádio St. James' Park, com a última vitória alvinegra tendo ocorrido em 14.09.2001, 4a3).

A disposição do marfinense Cheikh Ismael Tioté e as constantes aparições do atacante dinamarquês Peter Rosenkrands Lovenkrands conjuntamente ao seu parceiro de ataque Shola Ameobi causavam sérias dificuldades ao costumeiramente bem postado sistema defensivo do United. Mas quem protagonizava as principais jogadas de ataque não era nenhum desses três atletas supracitados, e sim o argentino Jonás Manuel Gutiérrez: com presença marcante no campo ofensivo, o cabeludo camisa 18 tomava conta do setor esquerdo e alavancava o Newcastle às oportunidades de gol. Quando não era com belas tabelas ou com passes buscando o companheiro livre, Jonás Gutiérrez tomava a iniciativa de partir pra jogada individual, como em lance onde deixou na saudade nada menos do que três adversários e quase abriu o placar com o que seria um golaço.

O gol, porém, não saía. E com o transcorrer do cronômetro o Manchester ia equilibrando as ações e conseguindo sair da situação adversa em que se encontrava, quando era pressionado por todos os cantos pelo oponente. No segundo tempo, a entrada do equatoriano Antonio Valencia no lugar do brasileiro Ânderson sugeria que o time visitante fosse ganhar em velocidade na saída para o ataque, mas a posterior troca do português Nani pelo atacante Michael Owen (ex-Newcastle, bastante hostilizado pela torcida local) acabou talvez "anulando" aquela premissa. Com o time da casa já sem a mesma presença ofensiva, o Manchester tentou o gol da vitória. Mas, em dia onde o passe do galês Ryan Giggs não encaixa e a finalização de Rooney não vai no endereço planejado, não há muito o que fazer. O 0a0 representa a segunda partida consecutiva de Newcastle e Manchester United sem marcar gol.

A 33ª rodada inglesa terá duas partidas nessa quarta-feira, ambas fundamentais para a disputa pelo título. O Chelsea recebe o Birmingham em Stamford Bridge e, a 9 pontos da ponta da tabela, não tem mais o que fazer senão vencer o jogo para continuar sonhando. E o maior jogo da rodada é o clássico do norte de Londres entre Tottenham e Arsenal, em White Hart Lane: enquanto os donos da casa miram conseguir a segunda presença consecutiva na Liga dos Campeões da Europa, o Arsenal está na busca pelo título e pode terminar a rodada 4 pontos atrás do United.

Nenhum comentário:

Postar um comentário