quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um Tempo E Um Ponto Para Cada Lado

Foi com um empate em White Hart Lane que o Arsenal sacramentou o título invicto na temporada 2003-4. Dessa vez, a igualdade no placar na casa do Tottenham complica os planos dos comandados de Arsène Wenger na corrida pelo caneco na "Premiership". Seis pontos distante do Manchester United e ultrapassado no saldo de gols pelo Chelsea, o Arsenal vai às últimas 5 rodadas na 3ª colocação de uma competição que ainda reserva os duelos entre Arsenal e Manchester United (35ª rodada, no estádio Emirates) e Manchester United e Chelsea (36ª rodada, no estádio Old Trafford).

O jogo

Duas equipes de vocação ofensiva, quando duelam, já anunciam a iminência de um grande jogo. E no clássico do norte de Londres isso não foi diferente. Escalado com Bacary Sagna e Alexandre Song em vez de Emmanuel Eboué e Jack Wilshere (as duas modificações em relação à equipe que começou a partida com o Liverpool), o Arsenal foi ao ataque e encontrou espaços para trabalhar a bola. Aos 4 minutos, o espanhol Francesc Fàbregas recebeu, clareou diante da marcação e enfiou caprichosamente para Theo Walcott, que arrancou em liberdade e marcou um gol "a la" Thierry Henry, chutando cruzado na saída do goleiro brasileiro Heurelho Gomes. 1a0 Arsenal e ordem de silêncio por parte do camisa 14, que desafiava o público presente em White Hart Lane.

Na marca de 6 minutos, isto é, dois minutos após sofrer o gol, o Tottenham conseguiu o empate: o croata Verdan Corluka descolou belo passe para Rafael van der Vaart e o holandês finalizou na restrita zona onde a bola poderia entrar, tirando a redonda da perna de Abou Diaby, da luva de Wojciech Szczesny e também da trave esquerda, mandando no cantinho. 1a1, com direito a resposta no gesto de comemoração do gol, mandando que os torcedores do Arsenal silenciassem.

Com um jogo tão agitado, difícil não fazer barulho. Aos 12 minutos, o francês Samir Nasri recebeu do compatriota Diaby e fez algo raro de se ver no time do Arsenal: chutou de fora da área. A bola foi diretamente pra rede, passando pelo goleiro Gomes, que deixou a impressão de ter vacilado no lance (apesar do bom chute dado pelo camisa 8).

Melhor na partida, o Arsenal chegaria ao 3º gol aos 39 minutos: Walcott pegou a bola pela direita e, da linha-de-fundo, cruzou de cavadinha para tirar de Gomes e dar assistência ao holandês Robin van Persie. O camisa 10 cabeceou e Gomes fez sensacional defesa, mas o rebote voltou para van Persie, que dessa vez estufou a rede com um chute no alto.

Além de muitos gols, a partida também contava com muitos carrinhos. Alguns mais duros que outros, às vezes não gerando marcação de falta, às vezes gerando, e às vezes indo até o cartão amarelo. Embora fosse possível discordar vez ou outra da escolha do árbitro Martin Atkinson, o fato é que ele sempre esteve perto do lance. Gareth Bale, que impunha velocidade pela mesma faixa de campo onde Walcott voava baixo, acabou levando a pior numa dividida com o goleiro Szczesny, deixando o campo de jogo. Antes de efetivada a substituição (que somente ocorreria no intervalo), o Tottenham tratou de, mesmo com dez homens, chegar ao 2º gol: Tom Huddlestone pegou a sobra e, sem marcação, chutou firme uma bola que ainda passou por entre as pernas de van der Vaart antes de estufar a rede.

Se naquela altura podemos dizer que o gol do Tottenham foi "achado", a equipe de Harry Redknapp voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu ter maior volume de jogo para buscar o empate. Com Aaron Lennon entrando no lugar de Bale e o francês Younes Kaboul substituindo Corluka, a equipe buscava alguma forma de atacar um Arsenal que se defendia bem. Buscando melhorar a saída de bola, Wenger trocou Diaby por Wilshere aos 6 minutos. O Arsenal não levava tantos sustos, mas aos 25 minutos eis que Lennon surge pelo lado esquerdo, Szczesny vai tentar impedir o avanço do adversário e comete pênalti. Van der Vaart colocou a bola no quadrante 15 e (re)empatou a partida.

Enquanto Redknapp trocava o atacante russo Roman Pavlyuchenko (que teve atuação discreta) pelo meio-campista brasileiro Sandro Cordeiro (que quase deixou o seu gol, parando em grandiosa intervenção de Szczesny), Wenger trazia a campo o russo Andrey Arshavin e o dinamarquês Nicklas Bendtner para os lugares de Nasri e Walcott. Apesar das investidas do Arsenal - contando grande parte das vezes com a participação de Cesc Fàbregas -, quem esteve mais perto de chegar ao 4º gol foi o Tottenham, mas Szczesny fez pelo menos três bonitas defesas para manter o 3a3 no placar.

Não é o resultado desejado pelo Arsenal e nem o mais pretendido pelo Tottenham, mas as equipes apresentaram um futebol que as subsidia o direito de seguir o sonho em seus respectivos objetivos.

Outro resultado

Chelsea 3a1 Birmingham

2 comentários:

  1. Hoje o Arsenal teve uma das melhores chances de se manter vivo em busca do título da EPL. Fizemos 3 a 1, depois vacilamos e permitimos o empate do Tottenham. E se não fosse o Szczesny hein? Sairiamos com a derrota. Ele foi um paredão nesse jogo, na minha opinião. Dava pra ser melhor do que 3 a 3.

    Abraços,

    www.jogosarsenalfc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Arsenal provou que sabe jogar contra qualquer adversário em qualquer campo. O que está dificultando as coisas é que, de 2 em 2 pontos, a liderança vai escapando.

    Maravilhosa exibição do Szczesny. Aquelas defesas nas finalizações de Modric, Crouch e Sandro foram coisa de outro mundo.

    Abraços.

    ResponderExcluir