terça-feira, 26 de abril de 2011

United Faz 2a0 Com Direito A Show... De Neuer

O Manchester United voltou de Gelsenkirchen muito perto da classificação à final da Liga dos Campeões da Europa. Com a vitória por 2a0 sobre o Schalke 04 e a apresentação coletiva praticamente impecável dos comandados do escocês Alex Ferguson, apenas um fato miraculoso será capaz de dar aos Azuis Reais uma reviravolta em Old Trafford. Mas, como estamos falando de um esporte chamado futebol e de um clube alemão no caminho do United, vamos manter a cautela.

O jogo

A Veltins-Arena estava tomada por uma torcida inflamada que, trajando azul e soltando o grito de "Schalke! Schalke!", criava uma atmosfera digna da importância da partida disputada na Alemanha. Apesar de entrar ligado no jogo e já descolar uma finalização com 29 segundos de bola rolando (Alexander Baumjohann chutou e o holandês Edwin van der Sar segurou), o Schalke 04 logo se viu pressionado pelo time visitante. A formação de ambas as equipes permitia um jogo franco, com rápida saída do meio-campo ao ataque, mas o domínio territorial do Manchester foi tamanho que tornou-se impraticável aos comandados de Ralf Rangnick mostrarem seu futebol.

Se a performance coletiva do United era soberana no jogo, quem passou a aparecer individualmente foi o goleiro Manuel Neuer. Nos primeiros 45 minutos não foram poucas as oportunidades claras para o placar ser aberto: Javier "Chicharito" Hernández, Wayne Rooney, Ryan Giggs, Park Ji-Sung, todos eles foram parados pelo arqueiro alemão, que mostrou não ser nada por acaso o fato de estar em alta no mercado europeu, sendo cobiçado por clubes como o Arsenal, o Bayern de Munique e o próprio Manchester United. Bola chutada alta na esquerda, chutada rasteira na direita, cabeceada para o chão, finalizações fortes, chutes colocados, nada passava pelo camisa 1 - titular da Alemanha na Copa do Mundo de 2010 e que, aos 25 anos, está pronto para vôos maiores.

Veio o segundo tempo e, com o jogo apresentando desenho semelhante ao de antes do intervalo, Rangnick tratou de mexer no meio-de-campo aos 7 minutos: saiu Baumjohann para a entrada de Peer Kluge. Na prática, pouco mudou. Os deslocamentos de Rooney, a participação de Giggs e a velocidade de Antonio Valencia rotineiramente envolviam a defesa adversária, que, além desses três, tinha muito trabalho em acompanhar Javier Hernández. Então, aos 21 minutos, saiu o gol que aproximou o placar da partida daquilo que era produzido dentro de campo: Rooney e Giggs trocaram de papel e, na melhor característica um do outro, o "Shrek" deixou o galês na cara de Neuer, com o camisa 11 colocando rasteiro no fundo da rede. Para alegria de Bobby Charlton, que certamente gostava do que via lá das arquibancadas.

Se onde passa um, passam dois, então dois minutos depois veio o segundo gol: de Hernández para Rooney, de Rooney para o canto direito. 2a0 Manchester United, para festa de cerca de 3.000 torcedores ingleses presentes no estádio. Rangnick não tinha muito o que fazer a não ser buscar opções no banco de reservas - colocando Sergio Escudero Palomo no lugar de Hans Adu Sarpei (que acabara de levar cartão amarelo), o Schalke ganhou mais saída de jogo pelo lado esquerdo. Com Ânderson e Paul Scholes entrando nos lugares de "Chicharito" e Park Ji-Sung, o United fortaleceu o meio-campo e dificultou as investidas tentadas pelo clube alemão. Julian Drexler, de 17 anos, ainda entrou no lugar de José Manuel Jurado Marín. Pelo lado inglês, Rooney deu lugar a Nani. E, com Michael Carrick, Rio Ferdinand e Nemanja Vidic praticamente não dando a chance de pronunciarmos os nomes de Jefferson Agustin Farfán Guadape e principalmente o de Raúl González Blanco (maior goleador na história da Liga), fica fácil de entender porque o Schalke não conseguiu sair do zero.

Após amplo domínio do Manchester em Gelsenkirchen (65% do tempo de posse de bola, além do dobro de finalizações e escanteios no comparativo ao adversário), resta a partida de volta, a ser disputada no estádio Old Trafford. O Schalke, pela primeira vez na semifinal da competição, sonha pisar em Wembley na decisão. Resta saber se o clube alemão, no meio da tabela na "Bundesliga" e sem marcar gol há dois jogos, poderá superar o líder na "Premierhip", que mantém a meta inviolável há quatro partidas. Precisarão de Neuer e de muito mais para conseguirem o feito da classificação e pisarem no calo de Ferguson, que costuma doer toda vez que o lendário treinador duela com um time alemão na "Champions".

4 comentários:

  1. E o futebol que tanto achamos que o Schalke aporesentaria acabou sendo visto no lado contrário. Acho muito difícil o Manchester não estar presente na final dessa competição, assim como acho difícil não ser contra o Barça.

    Falando um pouco do território nacional, dá uma olhada no que escrevi sobre o Grêmio no Blog www.oscraquesnarede.blogspot.

    Um show de horrores e a gangorra do Renato Gaúcho tá lá em baixo.

    abraços futebolísticos

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! E o blog muito bom também! Já estou seguindo vocês, se puder, segue lá o meu, A Prancheta.

    Realmente foi o melhor jogo do United na temporada, méritos para o sempre criticado por muitos jornalistas brasileiro, Sir Alex, se não fosse as ótimas defesas de Neuer e as chances perdidas de Chicharito poderiamos ter aí fácil, fácil um 6×0. Giggs, outro muito criticado entre os jornalistas brasileiros, foi para o melhor do United em campo, excepcional sua partida, coroada com um belo gol, após passe de Rooney, não quero ser chato, mas que também é criticado entre os jornalistas brasileiros. Neuer mostra que está pronto para defender qualquer time grande do mundo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. De fato o United fez um jogo perfeito taticamente. Ps: Que Goleiro esse Neuer. Dos cinos lançes mais bonitos do jogo, provalmente 5 foram defesas dele.

    Agora é agurdar a volta, e lembrar daquela famosa frase do ex-atacante do english team Gary Lineker: "O futebol é um esporte inventado pelos ingleses mais que os alemães sempre ganham."

    Emoções a vista até a final em Wembley.
    Abrass

    ResponderExcluir
  4. Se o United jogasse sempre dessa forma, diria que a liderança do Campeonato Inglês está em boas mãos. A mítica frase de Gary Lineker é inspiradora para o Schalke continuar surpreendendo, vamos ver se haverá forças para isso.

    Abraços e valeu por marcarem presença com comentários que fortalecem o tópico e o blógui!

    ResponderExcluir